Como catalogar um Conjunto de Dados
Participação na INDA
A participação na Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (INDA) é automática para os órgãos regidos pelo Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP) e voluntária para as demais organizações.
Gestão da INDA
A INDA é gerida por um Comitê Gestor formado por órgãos públicos, sociedade civil e academia. Para informações sobre suas competências, representantes, deliberações e atas de reunião, consulte a página do Comitê na wiki da INDA.
Catalogação
A catalogação de dados no portal é realizada por servidores dos órgãos que são previamente cadastradas no portal para essa atividade. Caso queira iniciar a catalogação de dados do seu órgão, entre em contato através do e-mail: dadosabertos@cgu.gov.br.
A catalogação é apenas uma parte do processo de disponibilização de dados abertos, no contexto da implementação da política de dados abertos dentro do órgão, os slides a seguir ilustram como realizar a catalogação na ferramenta CKAN (a partir do slide nº 70).
Consulte também o Manual de Catalogação e demais materiais de capacitação para catalogação no portal.
Outras informações sobre o uso da ferramenta CKAN podem ser encontradas em seu manual de usuário (em inglês) ou, ainda no guia em português brasileiro que foi disponibilizado pelo IBICT.
É importante observar que, conforme o parágrafo único do art. 12 da Resolução n.º 3 do Comitê Gestor da INDA, os conjuntos de dados devem ser catalogados com a mesma nomenclatura utilizada no Plano de Dados Abertos do órgão ou entidade. Caso seja conveniente, para a clareza dos utilizadores dos dados, usar uma nomenclatura diferente, separar ou agregar os conjuntos de dados, essa alteração deverá ser informada por meio do formulário eletrônico disponibilizado pela CGU, conforme o art. 11 daquela Resolução.