Conheça alguns exemplos de aplicações e visualizações que podem ser construídas com dados abertos.

Aplicativos

Os aplicativos desenvolvidos pela sociedade civil são motivados pelos três pilares do governo aberto: transparência, credibilidade e prestação de contas (accountability) e participação, trazendo novas visões e serviços sobre os dados públicos bem como uma maior participação cívica.

Para onde foi o meu dinheiro

Demonstra de uma forma gráfica e interativa como orçamento foi executado, na esfera federal e no estado de São Paulo. O aplicativo permite que vejamos a distribuição dos investimentos do governo em suas áreas temáticas como educação, saúde, assistência social, trabalho etc.

URL:
http://www.paraondefoiomeudinheiro.com.br/
Quem enviou:
OpenData-BR
Dados utilizados:
Despesas diretas do Executivo Federal

Aeroportos Brasil

Siga seu vereador

O site tem como objetivo criar uma plataforma de linha do tempo com as ações realizadas pelos atuais vereadores, sendo possivel que os usuarios sigam os vereadores selecionados. Foi campeão da Maratona de Programação Hackaton da Câmara municipal de São Paulo.

URL:
http://www.vereadores.org/
Quem enviou:
Dados utilizados:
Votações dos Vereadores da Câmara Municipal de São Paulo

Radar Parlamentar

Análise matemática sobre os dados de votações de projetos de lei na câmara para determinar as “semelhanças” entre partidos na atuação parlamentar. Essas semelhanças são apresentadas em um gráfico bi-dimensional, em que círculos representam partidos e a distância entre esses círculos representam o quão parecido esses partidos votam. Esse “quadro”** com os círculos representando os partidos pode ser tomado para uma dada janela de tempo, então faremos com que a aplicação exiba uma animação com a “movimentação” dos partidos ao longo do tempo.

URL:
http://radarparlamentar.polignu.org/
Quem enviou:
Dados utilizados:
Votações dos Vereadores da Câmara Municipal de São Paulo