Data de publicação
04/09/2012 18:08

Em junho de 2012 Caroline Rizzi Pereira publicou seu trabalho de conclusão de curso pela Universidade de São Paulo – USP intitulado “Elementos para Construção de um Modelo de Análise de Iniciativas de Publicação de Dados Governamentais Abertos”.

Caroline Rizzi Pereira foi orientada pelo Prof. Dr. José Carlos Vaz. Pela nossa análise, Time de Dados Abertos, o trabalho consolida um ótimo arcabouço bibliográfico atualizado, aspectos legais e normativos, e dá uma visão geral da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos – INDA.

Abaixo segue o resumo do TCC. Para ter acesso ao documento completo em PDF, clique aqui.

RESUMO

O desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (TICs) tem facilitado o acesso do cidadão às informações e dados públicos, acesso este que deve estar regulamentado e garantido pelo Estado. Com a expansão das TICs, e a intensificação do uso da internet foi inserida ao longo da relação estado sociedade conceitos associados ao governo eletrônico e transparência pública como meios para aumentar as praticas de controle social e melhorar a qualidade do serviço publico que também passa a ser oferecido de forma online. Os meios eletrônicos também permitiram um maior acesso e divulgação das ações e dados da administração publica, porém apresenta-se uma preocupação quanto ao formato que estes dados são publicados, inicialmente em formato fechado que permite interpretações tendenciosas por parte dos governos podendo afetar assim a transparência das ações governamentais. Diante disso emerge a importância da publicação dos dados em formato bruto na internet, sem modificação ou agregação conhecido por dados abertos governamentais (DGA), dessa temática recente surge à necessidade de se estudar a expansão das iniciativas e experiências de DGA no âmbito público. O objetivo desta pesquisa é propor elementos que podem ser utilizados para analisar experiências de dados abertos governamentais no Brasil. A metodologia utilizada será a realização de uma pesquisa exploratória sobre a temática e uma prospecção estruturada nos websites governamentais. Observou-se a importância e a necessidade de se propor elementos que possam ser utilizados para analisar as iniciativas governamentais de Dados Abertos.

Palavras–chave: dados abertos, TICs, web sites governamentais, controle social e inovação.