Data de publicação
21/06/2016 19:30

Tema foi apresentado em evento sobre tecnologia da informação nesta terça-feira (21)

O Secretário-Adjunto de Tecnologia da Informação, Fernando Siqueira, fala no painel do 2º Fórum IBGP de Governança de TI, em 21/6/2016.

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão já firmou 28 planos de trabalho com órgãos que receberam analistas em tecnologia da informação. Atualmente, o Ministério é responsável pela distribuição dos analistas em tecnologia da informação na Administração Pública Federal. “Essa distribuição é feita mediante um plano de trabalho e os órgãos que recebem esses profissionais se comprometem a publicar dados em formato aberto”, explicou o Secretário-Adjunto de Tecnologia da Informação do MP, Fernando Siqueira.

Somado a esse esforço houve a publicação do Decreto 8.777, de 11 de maio deste ano, que definiu prazo de até o dia 11 de julho para publicação de um plano de dados abertos indicando quais informações pretendem publicar em formato aberto. A política brasileira de dados abertos fomenta a transparência e o uso de informações públicas a serviço do cidadão. “A ideia é que essas informações ajudem tanto o governo quanto os cidadãos em suas tomadas de decisões”, explicou Siqueira.

As informações foram dadas em apresentação, na manhã desta terça-feira (21), durante o 2º Fórum do Instituto Brasileiro de Governança Pública (IBGP) de Governança de TI. O evento até a quarta-feira (22), no auditório da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), em Brasília. O evento é gratuito para gestores, técnicos, auditores e outros representantes do setor público.

Fonte: Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão