Data de publicação
26/07/2016 12:13

Plano de dados abertos / 2016 | 2016 / Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão

Publicação apresenta metas para o biênio 2016-2017

Está disponível a nova versão do Plano de Dados Abertos (PDA) do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), para os anos de 2016 e 2017. A publicação traz a atualização das ações do plano anterior e surge em atendimento ao Decreto nº 8.777, de 11 de maio de 2016, que institui a política de dados abertos no governo federal, e determina que o PDA seja atualizado a cada dois anos.

Entre as principais iniciativas de Governo Aberto do ministério estão: concepção e governança participativa da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (Inda); disponibilização de dados do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv); e a abertura de dados do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Todas as áreas do MP participaram da construção do novo plano, publicando informações sobre os tipos de dados que já estavam disponibilizados e quais ainda deveriam ser. Para definir a prioridade dos conjuntos de dados que serão publicados, foram considerados o grau de relevância das informações para o cidadão e os compromissos assumidos pelo ministério no PDA anterior.

Pioneirismo

O Ministério do Planejamento foi o primeiro ministério a lançar um Plano de Dados abertos, ainda em 2014. Outros órgãos utilizaram o modelo do MP para criar seus próprios PDAs. Além disso, o Planejamento também elaborou o Manual para a elaboração de Planos de Dados Abertos.

Fonte: Ministério do Planejamento