Estratégia Digital propõe 100 ações para impulsionar digitalização da economia
A Estratégia Brasileira para a Transformação Digital (E-Digital) foi instituída por decreto assinado pelo presidente da República, Michel Temer, nesta quarta-feira (21) durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, no Palácio do Planalto. A partir de agora, o Brasil dispõe de um conjunto de 100 ações para impulsionar a digitalização na indústria, no setor de serviços e na sociedade nos próximos quatro anos.
“Com esse conjunto de ações que a Estratégia Digital traz, o governo federal estabelece uma política pública voltada à tecnologia, que hoje tanto impacta os processos econômicos, a produção, a indústria, o agronegócio, a atividade no país em diferentes setores. E também permite alavancar e preparar o Brasil para novos instrumentos, por exemplo, relacionados ao setor de Internet das Coisas”, disse o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab.
Segundo o secretário de Política de Informática do MCTIC, Thiago Camargo, a Estratégia Digital é decisiva para aumentar a competitividade e a produtividade da economia brasileira. “O Brasil só vai ter importância se a gente se tornar digital. Esta é a hora de definir o caminho. Se a gente vai continuar sendo um país de bens primários ou se a gente vai se preparar para uma nova economia”, afirmou. “Lembrando que até para produzir bens primários, a gente vai precisar de tecnologia. Para a gente melhorar a nossa produtividade, a gente vai precisar de tecnologia. A gente só passa a ter, de fato, importância no cenário internacional e fortalecimento da economia a partir desta transformação digital.”
Para atingir os objetivos da E-Digital, foram definidos nove eixos temáticos. Como habilitadores da transformação digital, estão infraestrutura de redes e acesso à internet; pesquisa, desenvolvimento e inovação; confiança no ambiente digital; educação e capacitação profissional; e dimensão internacional.
Já os eixos de transformação digital consistem em economia baseada em dados; um mundo de dispositivos conectados; novos modelos de negócios; e transformação digital da cidadania e do governo.
A Estratégia Digital é resultado de um amplo trabalho desenvolvido por um Grupo de Trabalho Interministerial, coordenado pelo MCTIC, em parceria com o setor produtivo, comunidade científica e acadêmica e sociedade civil. O documento foi submetido à consulta pública em setembro de 2017 e recebeu mais de 2 mil acessos.
A íntegra da E-Digital pode ser acessada aqui.
Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações
Dados Abertos
Na Estratégia Digital, no eixo da transformação digital da cidadania e do governo, destacam-se entre a sua visão e os seus objetivos, aqueles relacionados à Política de Dados Abertos, o uso do Plano de Dados Abertos como instrumento de planejamento pelos órgãos e entidades da Administração Pública Federal e o estímulo ao ecossistema de uso dos dados abertos, tanto para a cultura de transparência, accountability e controle social, quanto na viabilização de novos modelos de negócio que gerem valor na cadeia digital.
Além disso, no eixo da economia baseada em dados, propõe-se como ação estratégica aprimorar a política em todos os entes federados, incentivando-se o uso de ferramentas, sistemas e processos baseados em dados.