Data de publicação
07/01/2016 12:13

Consulta pública da Controladoria-Geral da União (CGU) no site participa.br visa definir 5 temas que irão compor as oficinas de cocriação de compromissos para o 3º Plano de Ação do Brasil.

Logo internacional da Open Government Partnership (Parceria para Governo Aberto)

Está aberta a Consulta Pública para escolha de 05 temas para serem debatidos por oficinas especializadas, compostas por atores do governo e da sociedade com o objetivo de definir compromissos concretos sobre governo aberto.

A consulta tem por objetivo identificar as principais questões que a sociedade gostaria de ver aprofundadas e discutidas nas oficinas que serão realizadas durante o primeiro semestre de 2016. Os temas sugeridos na consulta serão compilados e seus resultados sistematizados, sendo posteriormente disponibilizados em votação aberta para priorização. A primeira fase da consulta está aberta até o dia 14/02.

Como participar?

Para contribuir com os temas que comporão as oficinas do 3º Plano de Ação do Brasil na OGP, clique aqui e responda de forma objetiva a seguinte pergunta:

  1. Qual tema você gostaria de ver discutido nas oficinas entre governo e sociedade, para criação de propostas concretas de governo aberto?

A sua participação é fundamental para que o novo Plano incorpore os reais anseios da sociedade em sua discussão.

O que é a Parceria para Governo Aberto

Líderes da OGP: Dilma Rousseff, Barack Obama, Lee Myung-bak, Jacob Zuma

A Parceria para Governo Aberto ou OGP (do inglês Open Government Partnership), lançada em 2011, é uma iniciativa internacional que pretende difundir e incentivar globalmente práticas governamentais relacionadas à transparência dos governos, ao acesso à informação pública e à participação social.

A OGP foi lançada em 20 de setembro de 2011, quando os oito países fundadores da Parceria (África do Sul, Brasil, Estados Unidos, Filipinas, Indonésia, México, Noruega e Reino Unido) assinaram a Declaração de Governo Aberto e apresentaram seus Planos de Ação. Atualmente, 65 países integram a Parceria.

Congregando nações e organizações da sociedade civil líderes em transparência e governo aberto, a OGP é um veículo para se avançar mundialmente no fortalecimento das democracias e dos direitos humanos, na luta contra a corrupção e no fomento de inovações e tecnologias para transformar a governança do século XXI. No total, os países integrantes da OGP assumiram até agora cerca de mil compromissos para tornar seus governos mais transparentes.

Vídeo – OGP: Mudando a Cultura do Governo (em inglês)

Para ativar a legenda em português clique na opção “Legendas/CC” no canto inferior direito do player de vídeo.

Saiba mais

Fontes: Controladoria-Geral da União, O que é a iniciativa | CGU