Data de publicação
06/04/2016 16:25

Secretário de Tecnologia da Informação Cristiano Heckert apresenta Estratégia de Governança Digital diante da plateia no 1º Fórum de Governança de TIC dos Institutos Federais Os desafios para alcançar um Brasil 100% Digital foram apresentados hoje (6), durante o 1° Fórum de Governança de TIC dos Institutos Federais, em Brasília. O secretário de Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), Cristiano Heckert, apresentou a recém-lançada Estratégia de Governança Digital (EGD). “O desafio é mudar o paradigma do Estado de um conjunto de repartições para uma plataforma, uma presença na vida do cidadão. As pessoas devem ter acesso a serviços públicos por meio de dispositivos móveis, independente do local onde estejam”, disse.

A EGD estabelece os objetivos estratégicos, metas e indicadores para a Tecnologia da Informação (TI) dar suporte às atividades-fim dos órgãos no âmbito da Política de Governança Digital, criada pelo Decreto nº 8.638 em 18 de janeiro de 2016. O documento orientará as ações na área até 2019.

Heckert explica que, além da prestação de serviços de forma digital, são pilares da estratégia o estímulo à participação da sociedade nas políticas públicas e à ampliação do acesso à informação. “Queremos incorporar o cidadão na construção das ações governamentais”, complementou o secretário.

Entre as 51 iniciativas da EGD, o secretário destacou o Portal de Serviços (servicos.gov.br), o Portal de Dados Abertos (dados.gov.br), computação em nuvem, Protocolo de Internet versão Seis (IPv6) e a segurança das informações.

Processo Administrativo Digital

O secretário adjunto de Tecnologia da Informação, Fernando Siqueira, participa hoje, às 14h, de painel ‘Infraestrutura de TI para atendimento ao Decreto n° 8.539 e Portaria do Ministério da Educação (MEC)’. Siqueira apresentará as ações para a implantação do processo administrativo digital do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP), composto atualmente por 224 órgãos.