Data de publicação
04/04/2022 17:54

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) está elaborando seu Plano de Dados Abertos para o biênio de 2022-2024 (PDA-MMA 2022-2024), que entrará em vigor a partir de agosto de 2022. Este Plano representa o instrumento de planejamento, coordenação e disseminação de informações geradas pelo Ministério do Meio Ambiente, com o objetivo de proporcionar maior transparência das informações e a reutilização dos dados públicos pela sociedade. Isto é, o plano estabelecerá as orientações estratégicas e operacionais para a Política de Dados Abertos no âmbito desta instituição.

Com este intuito, o Ministério do Meio Ambiente está realizando uma consulta pública com vistas a identificar o grau de interesse da sociedade e gestores públicos quanto aos dados mais relevantes sobre os temas tratados pelo órgão. Desta forma, esta consulta irá subsidiar a elaboração do PDA ao priorizar os temas mais solicitados e estimular sua abertura de dados.

Importante destacar que o Ministério do Meio Ambiente apenas poderá abrir os dados que são gerados pelo próprio órgão. Os dados gerados pelos órgãos vinculados ao MMA somente são passíveis de abertura pelo próprio instituto que o gerou.

Atualmente, o Ministério possui 12 conjuntos de dados abertos no Portal Brasileiro de Dados Abertos, que são atualizados conforme os PDAs respectivos. Outros 9 conjuntos de dados não são mais atualizáveis, mas constam no portal para consulta. A intenção do MMA é estabelecer um cronograma de abertura de novos dados, com base na disponibilidade, maturidade e pertinência dos dados gerados. E, com esta consulta, será possível nortear quais dados são mais relevantes para a sociedade.

A consulta pública ficará disponível no período de 1º a 18 de abril de 2022 no endereço eletrônicohttps://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=Z6NXOThtH0ykujPo88VQ5-wFBUoF1BdNm_rFa-kGrzpUNDQzUDExMkdFRUI2R1ZSWFRQTUFLSU05TC4u.

Confira os dados abertos do MMA no Portal de Dados Abertos do Ministério do Meio Ambiente (http://dados.mma.gov.br/) ou no Portal Brasileiro de Dados Abertos (https://dados.gov.br/).

 

Mais informações

 

Serviço