Data de publicação
22/03/2021 15:10

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) promove consulta pública, de 22 de março a 2 de abril, para a sociedade manifestar interesse na abertura de dados de seus sistemas. Os interessados devem acessar a plataforma Participa Mais Brasil, criada pelo Governo Federal para publicação de audiências, consultas e pesquisas de opinião.

A participação da sociedade é necessária, pois a partir das opiniões registradas na plataforma o instituto poderá avaliar quais dados são relevantes e devem ser disponibilizados em formato aberto para acesso livre de qualquer pessoa física ou jurídica.

Nesta primeira consulta foram elencados 14 bases de sistemas que contemplam temas como imóveis rurais, informações fundiárias do meio rural, projetos de reforma agrária, estimativas de valores de mercado das terras rurais e outras.

Na sequência o interessado deve acessar o formulário da pesquisa do Opina Aqui e registrar sua avaliação, definindo numa escala de relevância (1 a 5) a prioridade de abertura de dados dos sistemas relacionados na consulta pública do Incra.

Para participar é necessário entrar (logar) no portal com a sua conta gov.br, utilizada para acessar os serviços digitais do governo federal. Quem não possui conta, pode criar seu acesso no gov.br com o CPF ou outras opções disponíveis de cadastro.

O resultado da consulta pública contribuirá para o Plano de Dados Abertos (PDA) do Incra, que terá vigência de julho de 2021 a julho de 2023. Os dados classificados como abertos estarão disponíveis para consulta livre com o objetivo de aprimorar a transparência pública, fomentar o controle e a participação social, além de incentivar estudos e análises sobre o meio rural.

Acesse a consulta pública de priorização de abertura de dados do Incra.

Participe da pesquisa do Opina Aqui de priorização de abertura de dados do Incra.

Fonte: site institucional do INCRA