Valor Comercial Médio por Município (NTRP)


Série histórica dos Valores Comerciais por plano e por município para novas contratações dos planos de saúde disponíveis para comercialização. Os Valores Comerciais de referência para precificação de planos de saúde são informados na Nota Técnica, que é o documento que justifica a formação inicial dos preços de planos de saúde por meio de cálculos atuariais, correspondentes ao Valor Comercial da Mensalidade (Coluna T do Anexo II-B da IN nº 08/2002 da DIPRO).

Os valores estão em preços correntes nominais e, portanto, não são deflacionados ao longo do período.

O Valor Comercial de um plano pode apresentar diferenças em relação aos preços de comercialização praticados nas tabelas de venda utilizadas pelas operadoras. Os preços efetivamente praticados para a contratação dos produtos devem estar dentro dos limites de comercialização estabelecidos em normativo, quais sejam: Limite máximo: 30% acima do Valor Comercial; Limite mínimo: o maior valor entre o valor da despesa assistencial estimada e o limiar de 30% abaixo do Valor Comercial;

Os dados estão disponíveis por plano, faixa etária e município de comercialização e referem-se aos planos que estavam disponíveis para comercialização e com notas técnicas vigentes ao final de dezembro de cada ano desde 2014. Essa data de corte considera a entrada em vigor da RN nº 304/2012, que tornou obrigatória a homologação de notas técnicas para a comercialização de todos os planos coletivos de cobertura médico-hospitalar com formação de preço pré-estabelecida. Até então, grande parte dos planos coletivos eram isentos de envio de nota técnica para sua comercialização, o que provocou um grande aumento de homologações de notas técnicas nesses tipos de planos ao longo do ano de 2013. Dessa forma, análises da série histórica do Valor Comercial Médio agregado com dados anteriores a janeiro de 2014 poderiam incluir distorções expressivas e estão excluídas do escopo deste conjunto de dados.


Estes dados estão disponíveis como o esperado?

Obrigado!


Dados e recursos


Informações Adicionais

Campo Valor
Fonte Sistema de Registro de Produtos (RPS) e Notas Técnicas de Registro de Produtos (NTRPs)
Autor Diretoria de Normas e Habilitação dos Produtos (DIPRO)
Mantenedor Diretoria de Desenvolvimento Setorial
Última Atualização 7 de Abril de 2022, 10:51 (BRT)
Criado 28 de Março de 2022, 20:19 (BRT)
Contato dadosabertos@ans.gov.br
Escopo Geopolítico Nacional
Escopo Temporal A partir de 2014
Idioma Português
Periodicidade de atualização Anual
Sistema de referência Sistema de Registro de Produtos (RPS) e Notas Técnicas de Registro de Produtos (NTRPs)