Raio-X da Administração Pública Federal


O Raio-X da Administração Pública Federal é uma ferramenta gerencial, em desenvolvimento pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, que tem o objetivo de fomentar o acompanhamento da gestão pública, do seu aprimoramento por meio do uso de dados e informações, além de impulsionar o fortalecimento dos Sistemas Estruturadores do Governo Federal.

O Painel consolida um conjunto de dados sobre:

  • o Orçamento Primário;
  • a composição e as características do Pessoal;
  • a estrutura de Cargos e Funções;
  • a evolução do Processo de Transformação Digital;
  • a adesão das instituições às Soluções de Modernização;
  • as informações relativas ao Patrimônio da União e
  • o acompanhamento do gasto com Custeio Administrativo.

Além de poder visualizar os dados pelo painel, é possível também baixar e utilizar, na forma de dados abertos, as informações nele mostradas. Isso possibilita a realização de outros tipos de análise não previstas nas visualizações do painel, além do cruzamento com outras fontes de dados.

Organização das tabelas

Os dados disponibilizados estão organizados por arquivos no formato CSV (valores separados por vírgulas) que podem ser abertos em qualquer editor de planilhas. Os dados estão agrupados no menor nível de agregação possível, exceto quando a desagregação implique em exposição de dados pessoais. Eles seguem uma estrutura dimensional, ou seja, contêm colunas de dimensão e de métricas. A quantidade de linhas de cada tabela depende da quantidade de dimensões utilizadas. Os arquivos com mais dimensões contêm a extração de uma consulta mais desagregada e consequentemente com mais linhas. As colunas com métricas podem ser consolidadas respeitando a mesma regra inicial. Por exemplo, na tabela pessoal-forca-trabalho.csv podemos calcular a quantidade total da força de trabalho apenas somando todos os valores da coluna quantidade_forca_trabalho. Por outro lado, para calcular a remuneração média total, é necessário realizar uma média ponderada do campo remuneracao_media ponderada com o campo quantidade_forca_trabalho. Todas as tabelas possuem os seguintes campos: orgao_superior_codigo_siorg, orgao_superior_nome, orgao_superior_sigla, orgao_codigo_siorg, orgao_nome, orgao_sigla, orgao_como_no_raiox_nome, orgao_como_no_raiox_sigla e ano_mes_referencia. Estes campos são referentes ao órgão, seu órgão superior (ex.: FUNAI está vinculada ao MJSP) e ao ano/mês referente à extração dos dados.

Os campos orgao_como_no_raiox_nome e orgao_como_no_raiox_sigla se referem à maneira como eles aparecem consolidados no painel do Raio-X da Administração Pública Federal. Nele, alguns órgãos aparecem consolidados juntamente com o nível hierárquico superior. Por exemplo, os dados da Casa Civil da Presidência da República aparecem consolidados juntamente com a Presidência da República. Nos dados abertos, optamos por ofertar os dados mais desagregados para possibilitar mais análises. No entanto, para que as informações coincidam com as apresentadas no painel, o órgão como representado neste campo deve ser considerado.


Estes dados estão disponíveis como o esperado?

Clique aqui para preencher o formulário de reclamação

Obrigado!


Dados e recursos


Informações Adicionais

Campo Valor
Autor Coordenação Geral de Gestão da Informação da SEGES
Mantenedor Coordenação Geral de Gestão da Informação da SEGES
Última Atualização 17 de Novembro de 2020, 19:50 (BRST)
Criado 13 de Novembro de 2020, 19:16 (BRST)