Ficha Técnica do Índice de Reclamações

URL: http://www.ans.gov.br/images/stories/Plano_de_saude_e_Operadoras/informacoes_avaliacoes/IR2015/fichas-nova-metodologia.pdf

O índice de reclamação tem atualização mensal e seus indicadores têm como base os dados de beneficiários e reclamações, por temas, recebidos pela ANS nos três meses anteriores.

O índice Geral de Reclamações (IGR) contempla o número médio de reclamações de beneficiários recebidas nos três meses anteriores e classificadas até a data de extração do dado. O índice tem como referência cada 10.000 beneficiários do universo de consumidores analisado. Quanto menor o índice melhor a classificação das operadoras.

O Percentual de Finalização Assistencial (PFA) considera o total de reclamações de natureza assistencial solucionadas pela mediação de conflitos por meio da Notificação de Intermediação Preliminar (NIP). Quando maior o percentual, melhor a classificação das operadoras.

O índice de Abertura de Processo Administrativo (IAP) é um indicador complementar ao IGR e ao PFA, que considera o volume de reclamações com indício de infração que foram encaminhadas para os Núcleos da ANS para abertura de processo administrativo visando a sua apuração. Quanto menor o índice melhor a classificação das operadoras.

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Ultima atualização 24/Agosto/2017
Criado 24/Agosto/2017
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