Beneficiários por operadora e tipo de carteira para cálculo da VDA


Série histórica mensal dos últimos 5 anos de vínculos ativos de beneficiários em planos de cobertura médico-hospitalar consolidados por operadora e tipo de plano para o cálculo da variação das despesas assistenciais (VDA) por carteira.

O objetivo deste conjunto de dados é facilitar a reprodução do cálculo da Variação das Despesas Assistenciais por beneficiário – principal componente do Índice de Reajuste de Planos Individuais (IRPI) – em conformidade com os princípios de transparência que fundamentam a RN nº 441/2018 que estabelece critérios para cálculo do reajuste máximo das contraprestações dos planos individuais ou familiares, médico-hospitalares.

Esse conjunto de dados é atualizado trimestralmente, permitindo, assim, o acompanhamento da evolução da VDA nesses intervalos. Já a base de beneficiários congelada que foi utilizada no cálculo da VDA como componente do IRPI está disponível em pasta específica para esse fim, de forma a possibilitar a reprodução exata do cálculo oficial. Os filtros e critérios de tratamento dos dados especificamente aplicados no cálculo da VDA oficial a cada ano estão detalhados em nota técnica e em formato de notebook na linguagem R. Os documentos estão disponíveis no site da ANS através do link https://www.gov.br/ans/pt-br/assuntos/consumidor/reajuste-variacao-de-mensalidade/reajuste-anual-de-planos-individuais-familiares-1/reajuste-anual-de-planos-individuais-familiares.


Estes dados estão disponíveis como o esperado?

Obrigado!


Dados e recursos


Informações Adicionais

Campo Valor
Fonte Sistema de Informações de Beneficiários (SIB/ANS)
Autor Diretoria de Normas e Habilitação de Produtos (DIPRO)
Mantenedor Diretoria de Desenvolvimento Setorial (DIDES)
Última Atualização 2 de Dezembro de 2021, 18:58 (BRST)
Criado 14 de Março de 2019, 12:22 (BRT)
Contato dadosabertos@ans.gov.br
Data de atualização Dados Atualizados até o trimestre anterior à data de publicação
Escopo Geopolítico Nacional
Escopo Temporal últimos 5 anos
Idioma Português
Periodicidade de Atualização Trimestral
Sistema de Referência RPS, SIB e CADOP