SRAG 2020 - Banco de Dados de Síndrome Respiratória Aguda Grave - incluindo dados da COVID-19


Vigilância de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)

O Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), desenvolve a vigilância da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Brasil, desde a pandemia de Influenza A(H1N1)pdm09 em 2009. A partir disso, esta vigilância foi implantada na rede de Influenza e outros vírus respiratórios, que anteriormente atuava apenas com a vigilância sentinela de Síndrome Gripal (SG).

Recentemente (2020), a vigilância da COVID-19, a infecção humana causada pelo novo Coronavírus, foi incorporada na rede de vigilância da Influenza e outros vírus respiratórios.

Esta página tem como finalidade disponibilizar o legado dos bancos de dados (BD) epidemiológicos de SRAG, da rede de vigilância da Influenza e outros vírus respiratórios, desde o início da sua implantação (2009) até os dias atuais (2020), com a incorporação da vigilância da COVID-19. Atualmente, o sistema oficial para o registro dos casos e óbitos de SRAG é o Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe).

No Guia de Vigilância Epidemiológica Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional pela Doença pelo Coronavírus 2019 estão disponíveis informações sobre definições de casos, critérios de confirmação e encerramento dos casos, dentre outros.

Ressaltamos que os dados da vigilância de SRAG no Brasil disponibilizados nesta página, estão sujeitos a alterações decorrentes da investigação pelas equipes de vigilância epidemiológica que desenvolvem o serviço nas três esferas de gestão.

As bases de dados de SRAG disponibilizadas neste portal passam por tratamento que envolve a anonimização, em cumprimento a legislação.

Os dados de 2020 são disponibilizados semanalmente, às quartas-feiras, podendo, excepcionalmente, a atualização ocorrer em outro dia

Para mais informações, acessar:

Gripe/Influenza - https://saude.gov.br/saude-de-a-z/gripe

COVID-19 - https://coronavirus.saude.gov.br/

Guia Nacional de Vigilância da COVID-19 - https://portalarquivos.saude.gov.br/images/af_gvs_coronavirus_6ago20_ajustes-finais-2.pdf


Estes dados estão disponíveis como o esperado?

Clique aqui para preencher o formulário de reclamação

Obrigado!


Dados e recursos


Informações Adicionais

Campo Valor
Autor Datasus
Última Atualização 19 de Novembro de 2020, 02:03 (BRST)
Criado 26 de Agosto de 2020, 01:00 (BRT)
Cobertura Geográfica Nacional
Cobertura Temporal A partir da Semana Epidemiológica 01 de cada ano.
Contato dadosabertos@saude.gov.br
Frequência Atualização Semanal
Granularidade Geográfica Município
Granularidade temporal Dia
Referências Classificação Brasileira de Ocupações (MTE), Tabela de Código de Municípios (IBGE), Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).
harvest_url https://opendatasus.saude.gov.br/dataset/ae90fa8f-3e94-467e-a33f-94adbb66edf8
Área Responsável Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI/DEIDT/SVS/MS)