Governo Aberto

A política brasileira de dados abertos tem como objetivos fundamentais a promoção da transparência, o engajamento na participação social, o desenvolvimento de novos e melhores serviços governamentais e o aumento da integridade pública. O fomento tecnológico com o emprego de dados abertos é o pilar principal para o desenvolvimento de governos mais abertos, efetivos e responsáveis.

O Portal Brasileiro de Dados Abertos foi desenvolvido pela sociedade e para a sociedade. Numa ação inovadora o Ministério do Planejamento liderou o desenvolvimento do portal de forma totalmente aberta com ampla participação da sociedade. Ele é a parte principal da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos – INDA (IN SLTI MP 4/2012 INDA). Essa infraestrutura é a união das ações de abertura de dados empreendidas por todo o governo, em todas esferas e poderes.

Como ação estratégica da política de dados abertos o governo federal está apoiando os estados e municípios na implementação de políticas locais de dados abertos. Da mesma forma, o Ministério do Planejamento está convocando todos os órgãos da esfera federal à publicarem dados e informações na internet e catalogá-los no portal dados.gov.br.

Para formalizar a participação da sua organização na INDA, utilize o termo de adesão.

Publique seus dados

Se a sua organização publica dados abertos na internet, envie as informações para catalogá-los no dados.gov.br.

Se a sua organização deseja publicar dados abertos, nós estamos prontos para apoiá-los. Consulte o material de apoio abaixo e entre em contato.

Para orientar as ações e políticas de dados abertos, foi desenvolvida a Cartilha Técnica para Publicação de Dados Abertos no Brasil.

Além da cartilha, também disponibilizamos dois Guias para orientar o processo interno de disponibilização de dados abertos por qualquer organização:

  • Guia de Abertura de Dados
    Este Guia é voltado ao público gestor, responsáveis por organizar e orquestrar a implementação de um processo de publicação de dados abertos em uma organização. Ele toca em pontos como, papéis, áreas e processos.
  • Arquitetura Técnica Referencial de Abertura de Dados
    Este Guia é voltado ao público mais técnico. Para que dados publicados na Internet sejam considerados dados abertos, alguns critérios técnicos devem ser contemplados. Este guia fornece uma arquitetura modelo para que organizações disponibilizem dados de sistemas no formato de dados abertos. Ele deve ser utilizado como referência, não restringindo as tecnologias utilizadas.

Consulte também as perguntas frequentes sobre o portal.

O W3C – World Wide Web Consortium desenvolve uma série de ações para fomentar a publicação de dados abertos no Brasil e tem sido um ator fundamental na interlocução entre o Governo e Sociedade. Alguns documentos sobre o tema publicados pelo W3C: