Você gostou do portal? Tem dúvidas sobre alguma coisa? Faltou algo importante para você?

Perguntas frequentes

É possível que a resposta à sua dúvida esteja esclarecida na lista de perguntas e respostas frequentes. Consulte-a e você poderá encontrar a informação que procura mais rapidamente.

Contatos referentes a conjuntos de dados específicos

O Portal Brasileiro de Dados Abertos apenas organiza os dados abertos em um catálogo para fácil localização. Os responsáveis pelos dados são as organizações públicas que os publicam. Por isso cada uma dessas organizações que responde pelos seus próprios dados.

Se você procura mais informações ou esclarecimentos sobre um conjunto de dados específico, procure na própria página do conjunto de dados a seção “Informações Adicionais“. Nela há um campo “Autor. Procure o nome do órgão que consta no valor desse campo para entrar em contato.

Exemplo:

Captura de tela da página de conjunto de dados, salientando o campo 'autor'

Manter os dados no ar também é responsabilidade do órgão que o publica. Caso um conjunto de dados esteja fora do ar ou apresentando problemas técnicos, procure na própria página do conjunto de dados a seção “Informações Adicionais“. Nela há um campo “Mantenedor. Procure o nome do órgão que consta no valor desse campo para entrar em contato.

Exemplo:

Captura de tela da página de conjunto de dados, salientando o campo 'autor'

No caso de não constar e-mail de contato nesses campos, sugerimos procurar o site do órgão e localizar as opções “Institucional” e/ou “Contato”.

Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)

Caso os dados que você procura não puderem ser encontrados no portal, e você acredite que eles deveriam estar disponíveis de acordo com a Lei de Acesso à Informação (LAI), utilize o Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC) para solicitá-los ao órgão competente.

Conheça mais sobre como funciona a LAI no portal Acesso à Informação.

Participação na INDA

A participação na Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (INDA) é livre a qualquer interessado. Se você se interessa pelo tema dados abertos, procura estabelecer um contato institucional ou compartilhar informações, consulte a página na wiki sobre como participar da INDA. Para questões referentes ao funcionamento do portal dados.gov.br, utilize o e-mail cоntаto dаdos.br.