O Portal Brasileiro de Dados Abertos tem como objetivo ser o ponto central para a busca e o acesso aos dados públicos no Brasil. Cada órgão é responsável pela catalogação no portal dados.gov.br daqueles dados que publica na Internet.

Para saber mais sobre esse processo, consulte o Kit para Dados Abertos. Caso tenha dúvidas ou precise de mais esclarecimentos, o Time de Dados Abertos poderá atendê-lo pela Central de Serviços e Suporte do SISP (C3S). Você pode também compartilhar a sua necessidade no fórum de discussões da INDA.

Participação na INDA

A participação na Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (INDA) é automática para os órgãos regidos pelo Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP) e voluntária para as demais organizações. Caso sua organização não faça parte automaticamente e deseje aderir voluntariamente à INDA, utilize o formulário no anexo da Instrução Normativa SLTI/MP nº 4/2012 (Termo de Adesão).

Gestão da INDA

A INDA é gerida por um Comitê Gestor formado por órgãos públicos, sociedade civil e academia. Para informações sobre suas competências, representantes, deliberações e atas de reunião, consulte a página do Comitê na wiki da INDA.

Catalogação

A catalogação de dados no portal é realizada por pessoas dos órgãos que participam da INDA que são previamente cadastradas no portal para essa atividade. Caso deseje iniciar a catalogação de dados do seu órgão, entre em contato.

A catalogação é apenas uma parte do processo de disponibilização de dados abertos, no contexto da implementação da política de dados abertos dentro do órgão, os slides a seguir ilustram como realizar a catalogação na ferramenta CKAN (a partir do slide nº 70).

Informações mais detalhadas podem ser encontradas no manual de usuário da ferramenta CKAN (em inglês).