23/10/2017

Governo Federal publica novas orientações sobre Planos de Dados Abertos

Resolução dispõe sobre os procedimentos complementares e diretrizes para a elaboração e publicação de PDAs A Resolução nº 3, publicada em 13 de outubro de 2017, orienta órgãos e entidades da Administração Direta federal, autárquica e fundacional na elaboração e implementação do Plano de Dados Abertos (PDA). De acordo com o Comitê Gestor da Infraestrutura …

leia mais


20/10/2017

UFRN promove I Hackathon para uso de seus dados abertos

Entre os dias 27 de outubro e 25 de novembro de 2017, estudantes de qualquer instituição, programadores, hackers cívicos e demais interessados nos dados abertos da UFRN, estão convidados a participar da I Hackathon da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A UFRN é pioneira na aprovação do Plano de Dados Abertos (PDA), …

leia mais


19/10/2017

ANCINE publica Plano de Dados Abertos

Estarão disponíveis dados referentes aos processos de Registro, Fomento e Monitoramento do Mercado Foi aprovado, por meio da Deliberação ad Referendum nº 388, de 10 de outubro de 2017, o primeiro Plano de Dados Abertos da Agência Nacional do Cinema (PDA ANCINE). O Plano é uma exigência do Decreto 8.777, de 11 de maio de …

leia mais


16/10/2017

3º Plano de Ação da Parceria para Governo Aberto – Andamento do compromisso 1

Marisa Souza dos Santos, coordenadora do Compromisso 1, esclarece as principais dúvidas sobre o compromisso A Equipe Governo Aberto da CGU entrevistou nesta semana a coordenadora do Compromisso 1 Marisa Souza dos Santos. O Compromisso 1 tem importância singular para os princípios de governo aberto, porque busca “identificar e implementar mecanismo para reconhecer problemas solucionáveis …

leia mais


03/10/2017

Lançamento do Portal de Dados Abertos da UFOP e Plano de Dados Abertos

Com base no Plano de Dados Abertos, documento orientador cujo objetivo principal é disponibilizar informações públicas da Instituição para os cidadãos, foi lançado, nesta segunda (2), o Portal de Dados Abertos da UFOP. No Portal, é possível consultar dados sobre alunos, servidores, despesas, concursos, entre outros assuntos relacionados à Universidade. Regulamentado pela Lei de Acesso …

leia mais


29/09/2017

Modelo de Plano de Dados Abertos está disponível para órgãos e entidades do DF

Em workshop, Controladoria-Geral do DF orienta servidores sobre elaboração de Plano de Dados Abertos Visando orientar os servidores dos órgãos e entidades do Executivo distrital sobre a política de dados abertos do DF, a Controladoria-Geral do DF realizou workshop nesta quinta-feira, 27 de setembro, na EGOV. A coordenadora de Transparência da CGDF, Rejane Vaz, falou …

leia mais


20/09/2017

Governo integra Portal Brasileiro de Dados Abertos e sistema da Ouvidoria Geral da União

Com a nova funcionalidade o cidadão poderá avaliar se os conjuntos de dados consultados atendem ou não às suas expectativas. Já está disponível a integração do Portal Brasileiro de Dados Abertos com o sistema de Ouvidoria Geral da União, o e-Ouv. Uma nova funcionalidade disponibilizada pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) e a …

leia mais


08/09/2017

Ministério da Defesa divulga 100% das informações previstas no Plano de Dados Abertos

Brasília, 8/9/2017 – Dados sobre serviço militar, missões de paz, Projeto Soldado Cidadão, Departamento Calha Norte, produtos de defesa, entre outros, podem ser conferidos no site do Ministério da Defesa (MD) ou no Portal de Dados Abertos do Governo Federal. A divulgação das informações atende ao Plano de Dados Abertos do MD (PDA/MD), no qual …

leia mais


19/08/2017

Portal Dados Abertos reúne dados de dezenas de instituições públicas

Lançada em 2012, plataforma oferece dados sobre compras, contratos e fornecedores da administração pública aos cidadãos O Portal Brasileiro de Dados Abertos é um dos principais instrumentos criados pelo governo federal para reforçar a transparência na administração pública. Por meio da página, os cidadãos podem acessar informações sobre fornecedores, compras e contratos feitos por órgãos …

leia mais


14/08/2017

Inscrições abertas para curso à distância de Elaboração de Planos de Dados Abertos

Os interessados podem se inscrever até 25 de agosto Os interessados em participar do Curso de Elaboração de Dados Abertos podem se inscrever até 25 de agosto. A formação é uma parceria do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O objetivo é melhorar a transparência, acesso, …

leia mais