20/09/2017

Governo integra Portal Brasileiro de Dados Abertos e sistema da Ouvidoria Geral da União

Com a nova funcionalidade o cidadão poderá avaliar se os conjuntos de dados consultados atendem ou não às suas expectativas. Já está disponível a integração do Portal Brasileiro de Dados Abertos com o sistema de Ouvidoria Geral da União, o e-Ouv. Uma nova funcionalidade disponibilizada pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) e a …

leia mais


08/09/2017

Ministério da Defesa divulga 100% das informações previstas no Plano de Dados Abertos

Brasília, 8/9/2017 – Dados sobre serviço militar, missões de paz, Projeto Soldado Cidadão, Departamento Calha Norte, produtos de defesa, entre outros, podem ser conferidos no site do Ministério da Defesa (MD) ou no Portal de Dados Abertos do Governo Federal. A divulgação das informações atende ao Plano de Dados Abertos do MD (PDA/MD), no qual …

leia mais


19/08/2017

Portal Dados Abertos reúne dados de dezenas de instituições públicas

Lançada em 2012, plataforma oferece dados sobre compras, contratos e fornecedores da administração pública aos cidadãos O Portal Brasileiro de Dados Abertos é um dos principais instrumentos criados pelo governo federal para reforçar a transparência na administração pública. Por meio da página, os cidadãos podem acessar informações sobre fornecedores, compras e contratos feitos por órgãos …

leia mais


14/08/2017

Inscrições abertas para curso à distância de Elaboração de Planos de Dados Abertos

Os interessados podem se inscrever até 25 de agosto Os interessados em participar do Curso de Elaboração de Dados Abertos podem se inscrever até 25 de agosto. A formação é uma parceria do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O objetivo é melhorar a transparência, acesso, …

leia mais


10/07/2017

SUFRAMA conclui com sucesso primeira etapa do Plano de Dados Abertos

Dada a importância das publicações dos Dados Abertos, o superintendente autorizou a revisão e ampliação do PDA-SUFRAMA, no sentido de aprimorar os dados disponibilizados, a fim de atender as orientações da Controladoria Geral da União (CGU). Com o lançamento do Painel de Monitoramento da Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal, realizado na última …

leia mais


06/07/2017

CGU lança painel de monitoramento de dados abertos do Governo Federal

Ferramenta permite conferir situação dos órgãos quanto à abertura das informações contidas em suas bases. Objetivo é aprimorar cultura da transparência pública e estimular controle social O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU lança, nesta quinta-feira (6), o Painel de Monitoramento de Dados Abertos. A ferramenta permite à população verificar se os órgãos …

leia mais


05/07/2017

Plano de Dados Abertos do Exército Brasileiro

O Plano de Dados Abertos do Exército Brasileiro (PDA/EB) é o documento que define os parâmetros de implementação da Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal no âmbito do Comando do Exército, detalhando e orientando as ações a serem realizadas para promover a publicação de informações contidas nas suas bases de dados sob a …

leia mais


04/07/2017

Publicado primeiro Plano de Dados Abertos do IFMS

Traçar diretrizes e orientações para as ações de implementação e promoção de abertura de dados institucionais, de forma a facilitar o entendimento e a reutilização de informações públicas que se encontram sob a guarda da instituição. É esse o principal objetivo do Plano de Dados Abertos (PDA) do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul …

leia mais


29/06/2017

Debatedores defendem lei para normatizar política de dados abertos em órgãos públicos

Parlamentares e entidades da sociedade civil defenderam uma lei para disciplinar a disponibilização de informações pelos órgãos públicos em dados abertos – aqueles que podem ser acessados, utilizados, modificados e compartilhados por qualquer pessoa. O assunto foi debatido em audiência pública, nesta quarta-feira (28), na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados. …

leia mais


16/06/2017

IBICT e SNJ lançam guia sobre CKAN, software livre para portal de dados abertos

Desenvolver projetos voltados ao estudo de ferramentas livres que apoiem as atividades de órgãos públicos na gestão da informação, para atender às orientações sobre dados abertos do governo. Nesse sentido, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e a Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) estão lançando uma série de produtos, entre eles …

leia mais