Data de publicação
13/06/2012 08:28
Prezados(as) Integrantes da Comunidade do SISP!

Nós da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), temos o orgulho de anunciar a realização da Workshop de catalogação de dados abertos no portal dados.gov.br.

Este evento tem o objetivo de apresentar o portal brasileiro de dados abertos aos órgãos da APF e iniciar o diálogo quanto ao processo gradual de inclusão dos dados públicos disponibilizados pelos órgãos.

O tema Dados Abertos vem sendo discutido no governo brasileiro nos últimos 2 anos, e ganhou destaque no último mês com a entrada em vigor da Lei de Acesso à Informação 12.527/2011. A nova lei destaca-se, além de diversos outros motivos, por incluir os princípios de dados abertos em seu texto. Isso significa que, além de toda a mudança de cultura quanto o acesso à qualquer dado e informação pública, este deve ser feito seguindo alguns critérios tecnológicos, conhecidos como dados abertos.

O portal dados.gov.br. é também um dos principais compromissos do governo brasileiro na Parceria para Governo Aberto (OGP do inglês), que é uma iniciativa internacional que tem o objetivo de assegurar compromissos concretos de governos nas áreas de promoção da transparência, luta contra a corrupção, participação social e de estímulo ao desenvolvimento de novas tecnologias.

Devido às limitações de espaço das instalações, o número de inscritos está restrito a 200. Portanto cadastre-se já através deste link:
docs.google.com/spreadsheet/viewform?pli=1&formkey=dGxGSW9odGdOaTlDRGhRbFNTbnhmR1E6MQ#gid=0

Público Alvo:
Servidores envolvidos com a Lei de Acesso à Informação
Responsáveis pela gestão de dados e informação do seu órgão
Responsáveis pela publicação de dados e informação de seu órgão
Técnicos atuantes ou responsáveis pelos sistemas de Tecnologia da Informação do seu órgão

Workshop de catalogação de dados abertos no portal dados.gov.br.
Local: ENAP
Data: 26/06
Hora: 09:00 – 17:30
Transmissão web: a confirmar

Sugerimos a leitura do documento “Cartilha de Publicação de Dados Abertos no Brasil” disponível em dados.gov.br/cartilha-publicacao-dados-abertos/.

Atenciosamente,

Time de Dados Abertos
SLTI/Ministério do Planejamento