Data de publicação
17/06/2015 17:15
Desde 2008, o Tribunal de Contas da União tem realizado periodicamente levantamentos com vistas a conhecer e induzir a governança de Tecnologia da Informação na Administração Pública Federal.

Na esteira da abertura de dados governamentais, o TCU disponibilizou, desde 20/4/2015, as respostas individualizadas prestadas pelas organizações no âmbito do Levantamento de Governança de TI de 2014. A partir de 28/5/2015, os referidos dados também foram disponibilizados no Portal Brasileiro de Dados Abertos.

É a primeira vez que os dados prestados pelas organizações públicas são divulgados de maneira não consolidada.

O acesso aos dados públicos coletados no levantamento tem enorme valor, já que possibilita análises pelas organizações públicas, pela academia e por outros setores da sociedade. A iniciativa está em acordo com o Acórdão 3.117/2014-TCU-Plenário, item 9.1.3, que determinou à Sefti que disponibilizasse no portal do TCU os dados coletados no Levantamento de 2014 sem a identificação individual dos respondentes.

Observe-se que, em cumprimento aos procedimentos de classificação das informações custodiadas pelo TCU, os dados disponibilizados omitem o nome da organização e as respostas contendo texto livre que poderiam levar à sua identificação.

Quem desejar, pode ter livre acesso aos referidos dados por meio dos seguintes links: http://portal.tcu.gov.br/comunidades/fiscalizacao-de-tecnologia-da-informacao/atuacao/perfil-de-governanca-de-ti/ e http://dados.gov.br/dataset/dados-coletados-no-perfil-de-governanca-de-ti.

Fonte: Tribunal de Contas da União