Data de publicação
19/09/2019 15:14

Segurança, privacidade, inteligência artificial, web pervasiva, tecnologias mais eficientes, acessibilidade e dados abertos serão alguns dos temas abordados em palestras e workshops

conf-web-br19-eventostech-800x450

Em sua 11ª edição, sob o tema “Nós podemos ter a Web que queremos”, a Web.br 2019 promoverá uma análise da ética em contextos da segurança, privacidade, inteligência artificial, acessibilidade, dados abertos, entre outros temas que envolvem a Web. Realizada nos dias 30 e 31 de outubro, em São Paulo, pelo Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), com apoio do Escritório Brasileiro do World Wide Web Consortium (W3C Brasil), a conferência também celebrará os 30 anos da Web, reunindo desenvolvedores, designers, pesquisadores, gestores na área de tecnologia, estudantes e entusiastas da Web em torno desse debate.

A programação inclui um painel sobre os 30 anos da Web em que Iberê Thenório e Mariana Fulfaro (youtubers do canal Manual do Mundo), Lola Aronovich (professora da UFC e autora do blog Escreva Lola Escreva), Léo Viturinno (YouTuber Surdo e professor de Libras da UFRB), entre outros palestrantes convidados, discutirão a evolução da Web, seu impacto social e ético como ferramenta de negócios e de publicação de conteúdo.

Workshops
A Web.br 2019 terá um dia dedicado à realização de atividades práticas. Na área de segurança, Daniel Carlier e Silvia Pimpão (equipe de segurança da Globo.com) desafiarão os participantes do evento a corrigir aplicações web propositalmente vulneráveis, enquanto Nathalia Sautchuk (da assessoria técnica ao CGI.br) explicará como incorporar a criptografia no dia a dia de forma a garantir uma navegação mais segura.

Ainda na grade de workshops, Natalí Garcia (service design lead no Torq Inovação) abordará a aplicação da metodologia de design thinking em tempos de inteligência artificial, e Jefferson Oliveira (pesquisador do Ceweb.br/NIC.br e professor da PUC-SP) apresentará um tutorial sobre como desenvolver chatbots usando python e processamento de linguagem natural.

Simone Freire (CEO da Espiral Interativa e idealizadora do Movimento Web para Todos), Carlos Rafael Neves (professor na ESPM), Maria Rita Casagrande (Full Stack Developer e Líder de Conteúdo na Mesa Company), Dhanielly Rodrigues (cofundadora dos Super Easy Lean), Cid Torquato (Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência na Prefeitura Municipal de São Paulo) e Ronaldo Tenório (CEO da Hand Talk) também são nomes já confirmados para o evento. Confira a programação completa e adquira seu ingresso: https://conferenciaweb.w3c.br/.

Pela primeira vez, será possível participar de um ou dos dois dias do evento, com valores específicos para cada data, e os interessados também poderão adquirir ingresso para acompanhar a transmissão on-line, pelo canal do NIC.br no YouTube.

Anote na Agenda
Conferência Web.br 2019 – “Nós podemos ter a Web que queremos!”

Datas: 30 e 31 de outubro (quarta e quinta-feira)
Horário: a partir das 9h
Local: Centro de Convenções Rebouças.
Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 23 – São Paulo – SP
Ingressos: https://conferenciaweb.w3c.br/. Vagas limitadas.

Fonte: https://nic.br/noticia/releases/questoes-que-desafiam-a-web-pautam-discussoes-da-conferencia-web-br-2019/