Data de publicação
06/02/2018 09:47

Experiências dos órgãos possibilitaram discutir melhorias na organização, aproveitamento e interoperabilidade dos dados

A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (Setic/MP), em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), realizou na semana passada (dia 2) o Workshop sobre Metodologia para Catalogação de Bases de Dados do governo federal

O evento contou com a presença de órgãos importantes do governo interessados em compartilhar suas metodologias e discutir o aperfeiçoamento da governança dos dados, tais como Casa Civil, Ministério do Planejamento, CGU, Ipea, Ministério do Desenvolvimento Social, Ministério da Indústria e Comércio Exterior, Ministério da Saúde, AGU, Banco Central, Enap e as empresas públicas Sepro e Dataprev, além da empresa parceira CDS Tecnologia.

Conforme o secretário da Setic/MP, Marcelo Pagotti, “para operacionalizar a interoperabilidade entre os bancos de dados dos órgãos se faz necessário incentivar o diálogo e a troca de experiências para aperfeiçoamento da utilização dos dados. A iniciativa do workshop proporcionou essa aproximação”.

Os participantes frisaram, principalmente, a necessidade de se ter um responsável pelas bases nos órgãos, a necessidade de padronização das bases no sentido de viabilizar o cruzamento dos dados. Também foi um tema relevante nas apresentações a questão da segurança dos dados, como criptografia e permissão de acesso.

Compartilhamento

O workshop objetiva viabilizar o compartilhamento das bases com mais presteza, segurança e confiabilidade. Inicia um projeto maior, de catalogação de bases de dados, que se destina a promover o conhecimento geral dos dados que estão sob gestão do governo. Também visa facilitar o compartilhamento de informações entre os órgãos públicos, contribuindo para a formação de uma cultura de formulação e melhoria de políticas públicas, com base na análise de dados.

O governo federal gerencia a disponibilidade dos dados, seu uso e a segurança da informação compartilhada por meio da Plataforma de Análise de Dados do Governo Federal (GovData).

O ambiente é uma das ações resultantes do Decreto nº 8.789/2016, que tem entre seus objetivos simplificar o acesso, compartilhamento e avaliação de gestores públicos a diferentes dados governamentais.

Visite a página do GovData e saiba mais sobre o assunto.

Outras dúvidas, enviar e-mail para: govdata@planejamento.gov.br.

Dados abertos

A realização dos inventários de bases de dados nas organizações públicas também contribui para o planejamento de abertura de dados da instituição, sendo parte do processo de elaboração dos planos, conforme o art. 5º, §2º, inciso I do Decreto 8.777/2016, que define a Política de Dados Abertos do governo federal.

Fonte: Ministério do Planejamento