Data de publicação
30/04/2018 10:25
A consulta contribuirá para a definição do 2º Plano de Dados Abertos do órgão

O Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União – CGU realizará, entre os dias 27 de abril e 11 de maio, consulta pública para que o cidadão manifeste seu interesse pela abertura das bases de dados do órgão. Essa ação visa a fomentar a participação da sociedade e otimizar os esforços para abertura de bases da CGU em formato aberto e em conformidade com os anseios do cidadão. O resultado da consulta contribuirá para a elaboração do 2º Plano de Dados Abertos – PDA do órgão.

Para consultar o Inventário de bases de dados da CGU, clique aqui.

Clique aqui e faça parte da construção do Plano de Dados Abertos da CGU.

A participação social e Política de Dados Abertos

Essa participação social na priorização de abertura de bases atende à determinação do Decreto 8.777/2016, que criou a Política de Dados Abertos da Administração Pública Federal, e à Resolução nº 3 do Comitê Gestor da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (CGINDA), que regulamenta dispositivos do Decreto.

A Política de Dados Abertos determina que todas as unidades da Administração Pública Federal Direta, Autárquica e Fundacional disponibilizem suas bases de dados de forma aberta – isto é, sem restrições de licenças ou patentes, permitindo o livre acesso, utilização, modificação e compartilhamento.

Fonte: Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União