Data de publicação
03/10/2017 17:45

Tela do catálogo de dados da UFOP. Universidade Federal de Ouro Preto. Pesquisar dados.

Com base no Plano de Dados Abertos, documento orientador cujo objetivo principal é disponibilizar informações públicas da Instituição para os cidadãos, foi lançado, nesta segunda (2), o Portal de Dados Abertos da UFOP.

No Portal, é possível consultar dados sobre alunos, servidores, despesas, concursos, entre outros assuntos relacionados à Universidade. Regulamentado pela Lei de Acesso à Informação Pública (Lei nº 12.527/2011), o Portal permite acessar os dados de diferentes plataformas.

Segundo Zenóbio dos Santos Junior, Presidente da Comissão de Dados Abertos da UFOP, o Portal faz parte das exigências relacionadas à transparência pública. “O acesso a esses dados demonstra como a instituição está trabalhando e onde estão sendo utilizados seus recursos. É uma transparência ativa, quando oferecemos informações para que o cidadão tenha acesso para estudar, acompanhar e até mesmo fiscalizar a gestão das ações”, explica.

Os dados estão sendo inseridos aos poucos no Portal, mas a atualização de informações será contínua e permanente. De acordo com Zenóbio, a proposta é que os cidadãos acompanhem e fiscalizem o que acontece na instituição e façam da UFOP uma universidade cada vez melhor.

Para acessar o Portal de Dados Abertos da UFOP, acesse dados.ufop.br. O Plano de Dados Abertos pode ser consultado na seção de acesso à informação do portal da UFOP.

Fonte: Universidade Federal de Ouro Preto