Data de publicação
16/06/2017 16:17
GUIA DO USUÁRIO - ckan (capa)
Capa do Guia de Usuário do CKAN

Desenvolver projetos voltados ao estudo de ferramentas livres que apoiem as atividades de órgãos públicos na gestão da informação, para atender às orientações sobre dados abertos do governo. Nesse sentido, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e a Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) estão lançando uma série de produtos, entre eles o Guia de Usuário do CKAN.

CKAN – Comprehensive Knowledge Archive Network, é uma ferramenta livre para criação de repositórios de dados abertos, mantida pela Open Knowledge Foundation, uma rede colaborativa sem fins lucrativos, promotora do conhecimento livre.

De acordo com a diretora do IBICT, Cecília Leite, a SNJ e o Instituto esperam contribuir com os atuais e futuros usuários do CKAN, no Brasil, com a publicação desse guia. “A obra contém informações técnicas e tecnológicas, abrangendo tanto as equipes de usuários do sistema quanto as equipes de informática, de modo pontual e conciso”.

O guia é o resultado dos estudos envolvendo as atividades desenvolvidas pela SNJ e IBICT, em particular a Coordenação de Articulação, Geração e Aplicação de Tecnologia do IBICT (COAT), seguindo orientações das políticas de dados abertos do governo. Assim é possível colaborar com órgãos que desejam implantar portais de dados abertos utilizando a ferramenta CKAN, uma vez que ela contempla informações para informáticos e usuários finais.

A versão on-line da publicação está disponível no link http://bibjuventude.ibict.br/jspui/handle/192/173 e a versão impressa (edição limitada) pode ser adquirida gratuitamente nas dependências do IBICT, localizado no Setor de Autarquias Sul (SAUS), Quadra 05, Lote 06, Bloco H, Brasília.

Fonte: IBICT
Victor Almeida
Núcleo de Comunicação Social do IBICT
Créditos da imagem: Milton Shintaku
Data da Notícia: 16/06/2017 15:30