Data de publicação
19/12/2017 17:16
A partir deste mês de dezembro, será possível navegar pela Exposição Virtual sobre Inovação e Governança Digital, produzida pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. O ambiente virtual conta com vídeos, podcasts, artigos acadêmicos, livros e outros recursos.

Foram selecionados materiais que apresentam diferentes propostas e configurações de governança digital no setor público, com um olhar para a inovação. O objetivo é fornecer instrumentos de suporte para gestores públicos e formuladores de políticas públicas que desafiam o dilema da inovação no setor público.

A exposição está dividida em duas partes. A primeira, com materiais de governança digital e de tecnologia da informação e comunicação. A segunda, dispõe informações sobre estratégia digital para políticas públicas e sociais e também como essas podem aperfeiçoar a prestação de serviços públicos e o relacionamento entre governo e sociedade.

A iniciativa tem participação da Biblioteca Graciliano Ramos, com o apoio do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (IBICT/MCTIC).

Dados abertos

re-using-open-data-2017
Entre os materiais em exposição, destaca-se o podcast Hipsters ponto tech que, assim como o Anticast, divulgou a iniciativa Operação Serenata de Amor, que usa ciência de dados e inteligência artificial para procurar casos de uso indevido da verba indenizatória a que têm direito os deputados.

Outro item em exposição de relevância ao tema é o relatório produzido pela Capgemini para o Portal Europeu de Dados sobre o uso dos dados abertos por empresas, transformando-os em valor econômico e social.

Fonte: Ministério do Planejamento