Data de publicação
06/02/2013 16:55
 

Brasília, 6 de fevereiro de 2013 – em reunião com representantes de 7 organizações do executivo federal e da sociedade civil, o Comitê Gestor da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos – INDA – aprovou ontem o Plano de Ação da INDA para os anos de 2013 e 2014. O documento, previsto pelo Art. 6º da Instrução Normativa SLTI/MP nº 4, de 12 de abril de 2012, define a política de dados abertos da administração pública federal, detalha o que é e como funciona a INDA, assim como estabelece as ações e metas planejadas para o período.

Em sua primeira parte, o documento contextualiza a motivação do executivo federal, e apresenta a visão, os objetivos, os princípios e diretrizes da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos. Em seguida, apresenta as estruturas física, lógica e organizacional da INDA, para dar ao leitor um panorama de como esse mecanismo foi pensado. Por último, demonstra quais produtos a INDA pretende entregar ao final deste ciclo de planejamento de dois anos.

Dentre as ações planejadas para o biênio, podemos destacar a nova versão do Portal Brasileiro de Dados Abertos, prevista para setembro deste ano, a realização do II Encontro Nacional de Dados Abertos, em outubro e um plano de capacitação de servidores públicos sobre dados abertos e sua publicação, visando melhorar a qualidade dos dados publicados pelo poder público.

O Plano de Ação possibilita que os cidadãos acompanhem o planejamento do governo, podendo também participar das atividades de desenvolvimento e planejamento através dos grupos de trabalho da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos

Conforme foi divulgado nas listas de participação da INDA, nelas serão em breve disseminadas chamadas para participar do desenvolvimento dos produtos da INDA.

Para mais informações sobre como participar da INDA, consulte a nossa wiki: http://wiki.gtinda.ibge.gov.br/Como-Participar-da-INDA.ashx