Data de publicação
16/07/2013 10:41

Geraldo Julio: “O programa de dados significa dizer que teremos um governo verdadeiramente conectado com a cidade e com a população”. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

A Prefeitura do Recife firmou um convênio de cooperação técnica com a Universidade Federal de Pernambuco, o Porto Digital e Centro de Estudos de Sistemas Avançados do Recife (CESAR) para realização do concurso Soluções Inteligentes para a Cidade do Recife. O prefeito Geraldo Julio assinou o documento na tarde desta quarta-feira (3), na presença do reitor da UFPE, Anísio Brasileiro, e demais representantes das entidades envolvidas. O ato marcou o início da abertura de dados da PCR, que começam a ser disponibilizados a partir de 15 de julho.

O concurso é uma maneira de fomentar o uso dessas informações com foco no desenvolvimento de soluções inovadoras disponibilizadas na forma de aplicativo móvel (Mobile App), web ou de um projeto conceitual, que objetive resolver problemas do dia-a-dia na capital pernambucana. Áreas como segurança, resíduos sólidos, mobilidade, turismo, saúde, educação são alguns dos temas que podem ser trabalhados pelos concorrentes.

A abertura de dados é uma das ações conjuntas que fazem parte da Lei de Acesso à Informação, a exemplo do Portal da Transparência. “O programa de dados significa dizer que teremos um governo verdadeiramente conectado com a cidade e com a população”, explicou Geraldo Julio.

O lançamento do concurso será no próximo dia 18 de julho na Campus Party, que acontecerá no Chevrolet Hall (17 a 21/07). No mesmo dia, o edital contendo as regras e prazos para participação estarão disponíveis no site do concurso (em construção). No dia seguinte à publicação do edital, estarão abertas as inscrições que serão realizadas através do site do concurso. O desafio é direcionado a estudantes e profissionais de diversas áreas e está dividido em duas categorias: Projetos Conceituais e Aplicativos/App.

Geraldo Julio lembrou que o perfil da economia do Recife está voltado para a produção de serviços. “Iniciativas como esta fomentam a vocação que a cidade tem na produção do conhecimento e em particular na produção de conhecimento na área da tecnologia da informação. E a tecnologia é um segmento importante da nossa economia. É justamente aí que está a oportunidade da economia do futuro”, disse o prefeito. Os parceiros da iniciativa ratificaram a importância de inserir a produção da tecnologia a favor dos pontos que hoje inquietam a cidade, como a mobilidade.

CONCURSO – O concurso Soluções Inteligentes para a Cidade do Recife/ Cidadão Inteligente.Rec, válido em todo o estado de Pernambuco e os interessados podem concorrer com mais de um projeto ou ideia. Porém, para participar, é preciso morar ou estudar no estado.

A disputa está dividida em duas modalidades. A primeira é a categoria Projetos Conceituais e a segunda voltada para a criação de Aplicativos/App. Para as duas categorias, o objetivo é a busca de soluções de um ou mais problemas que sejam identificados na cidade do Recife facilitando o cotidiano do cidadão.

A inscrição e a submissão dos projetos será iniciada no dia 18 de julho, por ocasião do lançamento oficial do concurso na Campus Party, e segue até o dia 11 de novembro. Em dezembro, cinco finalistas de cada uma das categorias serão anunciados. Neste caso, os selecionados deverão participar da etapa presencial (workshop), sendo pré-requisito para permanecer na disputa. O resultado será divulgado em janeiro de 2014.

O tempo largo estabelecido no concurso, desde a inscrição até a fase de classificação, é considerado ideal para que os concorrentes tenham tempo hábil para desenvolver e defender seus projetos fazendo uso das bases de dados da PCR, que começam a ser abertos a partir do dia 15 deste mês. No total, as premiações somam R$ 33 mil (recurso obtido por meio de patrocinadores).

CAMPUS PARTY – Recife é a única cidade no Brasil, além de São Paulo, a receber este que é o maior evento de tecnologia do mundo: a Campus Party. Os campuseiros terão a oportunidade de participar de um Hackathon, uma maratona de programação que visa o desenvolvimento de soluções inteligentes por meio da tecnologia da informação. Chamado de Hacker Cidadão, o concurso é oferecido pela EMPREL e premiará os três primeiros lugares, sendo os dois primeiros premiados com computadores de última geração.

A disputa acontecerá durante os dias da Campus Party em espaço especialmente montado para a disputa relâmpago. Os participantes também farão uso das bases de dados da prefeitura para elaborar seus projetos. Já no Centro de Convenções, a PCR contará com um estande interativo envolvendo diversas secretarias municipais.

Fonte: http://www2.recife.pe.gov.br/convenio-marca-abertura-da-base-de-dados-municipais/