Data de publicação
24/06/2015 17:06
Seja para gerenciar a prevenção nas empresas aéreas, embasar estudos científicos ou saciar a curiosidade dos usuários do transporte aéreo, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) publicou, nesta sexta-feira (19/06), um banco de dados de ocorrências aeronáuticas no portal brasileiro de dados abertos.

A base de dados do CENIPA é a de número 1.002 e permite ao usuário pesquisar detalhes das ocorrências aeronáuticas da aviação civil brasileira (acidentes e incidentes graves) dos últimos 10 anos. Assim, usuário é livre para fazer pesquisas específicas, sem precisar enviar e-mails ou recorrer à Lei de Acesso à Informação.

Com essa iniciativa, o CENIPA é a primeira organização militar do Comando da Aeronáutica a disponibilizar dados em formato aberto. De acordo com o Chefe do CENIPA, Brigadeiro do Ar Dilton José Schuck, “ao aderir a essa proposta, nossa organização não só atende a uma demanda da sociedade brasileira, mas também se iguala a outros órgãos investigadores de acidentes aeronáuticos, que já aderiram ao modelo de dados abertos, com o francês e o norte-americano”.

Segundo o Tribunal de Contas da União, há cinco razões pelas quais as organizações públicas devem investir na abertura de dados: transparência na gestão pública, contribuição da sociedade com serviços inovadores ao cidadão, aprimoramento na qualidade dos dados governamentais, viabilização de novos negócios e obrigatoriedade por lei.

Informações publicadas pelo CENIPA

Com relação à ocorrência: Classificação, Tipo, Localidade, UF, País, Aeródromo, Data, Horário, Status da Investigação, Número do Relatório Final (Quando concluído),Quantidade de Recomendações de Segurança, etc.

Com relação à aeronave: Código da Aeronave, Matrícula, Equipamento, Fabricante, Modelo, Quantidade de motores, Peso Máximo de Decolagem, País de registro, Categoria de registro, Origem e destino do voo, Fase da operação, Quantidade de fatalidades, etc.

Com relação aos fatores contribuintes: Fator, Aspecto, Condicionante, Nível de Contribuição, Detalhe do Fator.

Para facilitar o entendimento, foram publicados o dicionário de dados do CENIPA e o modelo de dados. No entanto, são resguardadas as informações pessoais de pessoas físicas ou jurídicas envolvidas.

Fonte: CENIPA