Data de publicação
01/07/2013 08:49
Brasília, 26/06/2013 – O Programa Open Data for Development (OD4D ou Dados Abertos para o desenvolvimento) anunciou, nesta quarta-feira, o resultado do 1º concurso de softwares para Dados Abertos OD4D. Segue abaixo o texto do anúncio:

Saiu o resultado do concurso de software fomentado pelo W3C Brasil, que, em associação com a Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (CEPAL) e financiado pelo Centro Internacional de Pesquisa e Desenvolvimento do Canadá (IDRC), lidera este projeto (od4d), com o objetivo de estimular a prática de estratégias de dados abertos que melhorem as políticas públicas de países da América Latina e Caribe.

A avaliação dos softwares foi realizada por 5 representantes de entidades envolvidas com transparência e dados abertos no contexto da América Latina. Estas pessoas puderam avaliar, segundo a acessibilidade, usabilidade, foco no usuário, documentação de software e utilidade para políticas públicas todos os softwares inscritos, a seguir:

De Olho nas Emendas: Ferramenta desenvolvida para acompanhar onde o dinheiro dos imposto está sendo gasto, geograficamente, através das Emendas Parlamentares à Lei Orçamentária Anual do GDF de 2013 no Distrito Federal.

Mapa da Cultura: mapa das atividades ligadas à cultura de Fortaleza-CE.

Multas Sociais: um site com fins estritamente educacionais e de conscientização da população.

Proprietários do Brasil: plataforma online interativa sobre os proprietários do Brasil, com filtros que facilitam o acesso ao banco de dados utilizado.

Escola que queremos: traz dados das bases do Censo Escolar e da Prova Brasil, referentes a 2011, para escolas do primeiro ciclo de ensino fundamental, apresentando 20 indicadores em cinco dimensões diferentes para que cada um possa compor seu próprio índice de qualidade, comparando-o com a média do município.

Retrato da Violência: Visualização dos dados de violência contra a mulher do Rio Grande do Sul.

Reputação SA: Ferramenta para consumidores brasileiros terem acesso à graficos e visualizações de dados, descomplicando a visualização de reclamações contra fornecedores abertas no Procon.

Adote um Pedido: permite a realização de pedidos com base na Lei de Acesso à Informação de forma totalmente anônima.

EduQI – educação e investimento: aplicativo que oferece diferentes visões sobre a infra-estrutura, segurança, e os recursos das escolas com melhores média na Prova Brasil.

Samambaia Net: mapa criado para facilitar o acesso e compartilhamento dos espaços sociais de Samambaia-DF.

Visual Box: Visualbox visa facilitar a criação e publicação de visualizações baseadas em dados semânticos.

Mapa Fortaleza: mapa de trânsito de Fortaleza, CE.

Open Data Vis

PoliWall

Educa Brasil

Todos os softwares inscritos são desenvolvidos com licença AGPLv3 e, para concorrerem, era preciso contar com repositório de código público e distribuído. Este requisito permitiu analisar repositório por repositório, balanceando requisitos técnicos e não técnicos para a obtenção de um resultado justo e idôneo.

Os jurados foram:

 

Yasodara Córdova: W3C Brasil

 

A soma dos pontos se deu da seguinte maneira: cada jurado atribuiu uma nota de 1 a 10 para cada requisito, à exceção de acessibilidade, que dependeu de pontuação no Validador de acessibilidade do W3C. Assim, os resultados seguintes são a soma das notas dos cinco jurados em cada item, divididas por média ponderada, onde “documentação” e “acessibilidade” tiveram menor valor. O item licenciamento foi considerado essencial, de modo que softwares que utilizavam licenças diferentes daquelas recomendadas no edital foram eliminadas. O resultado final foi:

  1. 1 lugar: De Olho nas Emendas: Total: 24 pontos.
  2. 2 lugar: Adote um Pedido: Total: 22.6 pontos.
  3. 3 lugar: Retrato da Violência: Total: 21.8 pontos.

É com alegria que anunciamos os vencedores. Esperamos que os resultados desse concurso tragam benefícios reais e grandes melhorias em cada software selecionado. Ao mesmo tempo, agradecemos imensamente a participação de todas as equipes no concurso.

Atenciosamente,

Equipe OD4D

Fonte: http://www.od4d.org/2013/06/26/resultado-do-1o-concurso-de-softwares-para-dados-abertos-od4d/