Data de publicação
15/09/2016 08:34

Críticas, sugestões e contribuições podem ser enviadas até 12 de novembro

Os interessados em participar da consulta pública sobre o Plano de Dados Abertos (PDA) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) devem enviar suas sugestões e contribuições até 12 de novembro. O documento, que terá validade de dois anos, está disponível no Portal da Participação Social (Participa.br). Entre os dados que serão abertos pelo ministério estão informações sobre a digitalização da TV, serviços de radiodifusão e produção de smartphones no Brasil.

“Este é um instrumento construído com um trabalho conjunto da pasta. E ele é muito importante para dar mais transparência às políticas públicas, para aumentar a participação social e para melhorar os serviços públicos e a geração de negócios na iniciativa privada a partir dos indicadores que estão à disposição da população”, afirmou o coordenador de Indicadores e Informações da Coordenação-Geral de Gestão Estratégica do MCTIC, Fernando Mitkiewicz.

A divulgação e a consulta pública do PDA pelo MCTIC atende ao estabelecido pelo Decreto nº 8.777, de maio de 2016, que criou a Política de Dados Abertos da Administração Pública Federal (APF). Os dados são abertos quando podem ser tratados e trabalhados por pessoas e máquinas. Qualquer cidadão pode livremente usá-los, reutilizá-los e redistribuí-los, estando sujeito, no máximo, a exigência de creditar a sua autoria.

“Só vamos conseguir transformar digitalmente o governo federal com a participação da sociedade na construção de documentos e de políticas públicas. Outros ministérios devem seguir o exemplo do MCTIC e realizar consultas públicas sobre a divulgação de dados abertos”, enfatizou Marcelo Pagotti, secretário de Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP).

Novos dados

O MCTIC divulgou, nesta semana, novos conjuntos de dados no Portal de Dados Abertos (dados.gov.br). Foram incluídos dados brutos do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Comunicações (Funttel), da desoneração de smartphones e de debêntures para infraestrutura.

O dados.gov.br conta atualmente com 1.126 conjuntos de dados em formato aberto, sendo destes 10 do MCTIC.

*Com informações do MCTIC

Fonte: Ministério do Planejamento