Obras do PAC - Programa de Aceleração do Crescimento

Criado em 2007, no segundo mandato do presidente Lula (2007-2010), o Programa de Aceleração do Crescimento – PAC promoveu a retomada do planejamento e execução de grandes obras de infraestrutura social, urbana, logística e energética do país, contribuindo para o seu desenvolvimento acelerado e sustentável.

Pensado como um plano estratégico de resgate do planejamento e de retomada dos investimentos em setores estruturantes do país, o PAC contribuiu de maneira decisiva para o aumento da oferta de empregos e na geração de renda, e elevou o investimento público e privado em obras fundamentais.

Nos seus primeiros quatro anos, o PAC ajudou a dobrar os investimentos públicos brasileiros (de 1,62% do PIB em 2006 para 3,27% em 2010) e ajudou o Brasil a gerar um volume recorde de empregos – 8,2 milhões de postos de trabalho criados no período.

Teve importância fundamental para o país durante a grave crise financeira mundial entre 2008 e 2009, garantindo emprego e renda aos brasileiros, o que por sua vez garantiu a continuidade do consumo de bens e serviços, mantendo ativa a economia e aliviando os efeitos da crise sobre as empresas nacionais.

Em 2011, o PAC entrou na sua segunda fase (PAC 2), com o mesmo pensamento estratégico aprimorado pelos anos de experiência da fase anterior. Mais recursos foram reservados para o programa e mais parcerias com estados e municípios foram fechadas para a execução de obras estruturantes que possam melhorar a qualidade de vida nas cidades brasileiras.

Os dados mais atuais são do 7º balanço, referentes ao mês de abril de 2013, e fornecem informações acerca de todos os empreendimentos presentes na carteira de projetos do programa.

Dados e recursos

Informações Adicionais

Campo Valor
Fonte http://www.pac.gov.br/
Assuntos
Autor Secretaria do Programa de Aceleração do Crescimento – SEPAC/MP
Mantenedor Secretaria do Programa de Aceleração do Crescimento – SEPAC/MP
Granularidade geográfica Municipal
Periodicidade Quadrimestral
VCGE Transporte [http://vocab.e.gov.br/2011/03/vcge#transporte], Energias Renováveis [http://vocab.e.gov.br/2011/03/vcge#energias-renovaveis], Energias Não Renováveis [http://vocab.e.gov.br/2011/03/vcge#energia-nao-renovaveis], Gestão dos Recursos Hídricos [http://vocab.e.gov.br/2011/03/vcge#gestao-recursos-hidricos] e Habitação, Saneamento e Urbanismo [http://vocab.e.gov.br/2011/03/vcge#habitacao-saneamento-urbanismo], Obras [http://vocab.e.gov.br/2011/03/vcge#obras]
Órgão - Esfera Federal
Órgão - Poder Executivo