Microdados do Censo Escolar


O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos e coordenado pelo Inep. Ele é feito com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.

Trata-se do principal instrumento de coleta de informações da educação básica, que abrange as suas diferentes etapas e modalidades: ensino regular (educação Infantil e ensinos fundamental e médio), educação especial e educação de jovens e adultos (EJA). O Censo Escolar coleta dados sobre estabelecimentos, matrículas, funções docentes, movimento e rendimento escolar.

Essas informações são utilizadas para traçar um panorama nacional da educação básica e servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação, incluindo os de transferência de recursos públicos como merenda e transporte escolar, distribuição de livros e uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Dinheiro Direto na Escola e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Além disso, os resultados obtidos no Censo Escolar sobre o rendimento (aprovação e reprovação) e movimento (abandono) escolar dos alunos do ensino Fundamental e Médio, juntamente com outras avaliações do Inep (Saeb e Prova Brasil), são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicador que serve de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação.

Para saber mais sobre o Censo Escolar: http://portal.inep.gov.br/basica-censo

Apresentados em formato ASCII, os microdados são acompanhados de inputs, ou seja, canais de entrada para leitura dos arquivos por meio da utilização dos softwares SAS e SPSS.

Os Microdados passaram a ser estruturados em formato CSV (Comma-Separated Values), e seus dados estão delimitados por Pipe ( | ), de modo a garantir que praticamente qualquer software estatístico, inclusive open source, consiga importar e carregar as bases de dados.

Devido à amplitude de nossas bases, os arquivos foram divididos por região geográfica (Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste), tanto para as variáveis de Matrículas, quanto para as de Docentes.


Estes dados estão disponíveis como o esperado?

Obrigado!


Dados e recursos


Informações Adicionais

Campo Valor
Fonte http://portal.inep.gov.br/basica-levantamentos-acessar
Autor Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP
Mantenedor Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP
Última Atualização 5 de Setembro de 2016, 15:02 (BRT)
Criado 23 de Março de 2012, 10:30 (BRT)
Granularidade geográfica Instituição de educação
Granularidade temporal Anual
VCGE Estatísticas educacionais [http://vocab.e.gov.br/2011/03/vcge#estatisticas-educacionais] ; Educação básica [http://vocab.e.gov.br/2011/03/vcge#educacao-basica]
Órgão - Esfera Federal
Órgão - Poder Executivo