Estimativa de emissões dos gases do efeito estufa (GEE) por mudanças de cobertura da terra da Amazônia Legal


O sistema INPE-EM (INPE - Emission Model) é um serviço do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) que visa tornar disponíveis estimativas anuais de emissões de gases do efeito estufa (GEE) por mudanças de cobertura da terra no Brasil.

Inicialmente foram produzidas estimativas de emissões de CO2 decorrentes do processo de corte raso da floresta tropical primária e dinâmica da vegetação secundária na Amazônia Legal. Futuramente serão incluídas estimativas para outros biomas e processos.

Na versão atual do sistema INPE-EM, disponibilizamos estimativas anuais de emissões para toda a Amazônia Legal Brasileira na região até 2016, calculadas a partir dos dados de desmatamento do sistema PRODES e no mapa de biomassa de Saatchi et al. (2007).

Caso estes resultados sejam utilizados, citar Aguiar et al. (2012) e mencionar que foram gerados pelo Sistema INPE-EM, incluindo link do serviço.


Estes dados estão disponíveis como o esperado?

Obrigado!


Dados e recursos


Informações Adicionais

Campo Valor
Fonte http://inpe-em.ccst.inpe.br/
Autor Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE
Mantenedor Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE
Última Atualização 9 de Janeiro de 2019, 11:37 (BRST)
Criado 7 de Janeiro de 2013, 12:59 (BRST)
VCGE Efeito estufa [http://vocab.e.gov.br/2011/03/vcge#efeito-estufa], Poluentes atmosféricos [http://vocab.e.gov.br/2011/03/vcge#poluentes-atmosfericos], Amazônia [http://vocab.e.gov.br/2011/03/vcge#amazonia], Desmatamento na Amazônia [http://vocab.e.gov.br/2011/03/vcge#desmatamento-amazonia]