Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA

Objetivo

O IPCA tem por objetivo medir a inflação de um conjunto de produtos e serviços comercializados no varejo, referentes ao consumo pessoal das famílias, cujo rendimento varia entre 1 e 40 salários mínimos, qualquer que seja a fonte de rendimentos. Esta faixa de renda foi criada com o objetivo de garantir uma cobertura de 90 % das famílias pertencentes às áreas urbanas de cobertura do Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor - SNIPC.

Histórico

  • O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é produzido pelo IBGE desde 1979.
  • Desde junho de 1999, é o índice utilizado pelo Banco Central do Brasil para o acompanhamento dos objetivos estabelecidos no sistema de metas de inflação, sendo considerado o índice oficial de inflação do país.

Metodologia

Os preços obtidos são os efetivamente cobrados ao consumidor, para pagamento à vista. A Pesquisa é realizada em estabelecimentos comerciais, prestadores de serviços, domicílios e concessionárias de serviços públicos.

Definição

Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (INPCA) Mede a variação do custo de vida das famílias com chefes assalariados e com rendimento mensal compreendido entre 1 e 40 salários mínimos mensais.

Abrangência geográfica da pesquisa

As pesquisas são feitas nas Regiões Metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e do município de Goiânia.

Formato de arquivo

Os arquivos das séries estão em formato CSV, sendo que o caractere separador de campos é a tabulação. Podem ser abertos em qualquer editor de planilhas, tais como LibreOffice Calc ou Excel.

Observações

  • Planilhas com índices por município, para alguns municípios, também estão disponíveis na fonte direta: consulta de séries do IBGE para o IPCA.
  • Veja também o IPCA-15, índice que utiliza a mesma metodologia, porém considerando-se outro período de coleta de preços, ou seja, do dia 16 do mês anterior ao dia 15 do mês atual.

Dados e recursos

Informações Adicionais

Campo Valor
Fonte http://seriesestatisticas.ibge.gov.br/lista_tema.aspx?op=0&de=52&no=11
Assuntos
Autor Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - Diretoria de Pesquisas (DPE) - Coordenação de Índices de Preços (COINP)
Mantenedor Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
Cobertura geográfica Brasil
Cobertura temporal 1991-2016
Granularidade geográfica região metropolitana
Granularidade temporal mês
Unidade Percentual
VCGE Economia [http://vocab.e.gov.br/2011/03/vcge#economia]
Órgão - Esfera Federal
Órgão - Poder Executivo