Investimentos diretos no exterior - IDE - mensal - ingressos


Conceito: Investimento direto no exterior registra os fluxos financeiros de ativos externos detidos por residentes brasileiros, nos quais os agentes institucionais possuem uma relação de controle ou forte poder de influência entre si. Divide-se em dois instrumentos principais: participação no capital e operações intercompanhia.

Participação no capital considera as saídas de recursos em moeda ou bens relativos à aquisição/subscrição/aumento total ou parcial do capital social de empresas não residentes. Os ingressos referem-se ao retorno derivados da alienação total ou parcial do capital social de empresas não residentes e dos ganhos de capital relativos a essa alienação. Divide-se em participação no capital, exceto lucros reinvestidos, e lucros reinvestidos.

Operações intercompanhia compreende créditos concedidos pelas matrizes – empresas - sediadas no país, a suas subsidiárias ou filiais estabelecidas no exterior. Registra, também, a concessão de créditos pelas subsidiárias ou filiais no exterior a suas matrizes no Brasil (investimento) e entre empresas que possuem uma mesma empresa matriz e que possuem entre si uma participação menor que 10% do capital social (empresas irmãs). São considerados os empréstimos diretos, colocação de títulos, e créditos comerciais, sem distinção de prazo. Os empréstimos efetuados entre bancos ligados não são considerados empréstimos intercompanhia. Operações intercompanhia são intrumentos de dívida e dividem-se em matrizes no Brasil a filiais no exterior, filiais no Brasil a matrizes no exterior - investimento reverso e operações entre empresas irmãs.

Fonte: Banco Central do Brasil – Departamento Econômico


Estes dados estão disponíveis como o esperado?

Obrigado!


Dados e recursos


Informações Adicionais

Campo Valor
Fonte https://www3.bcb.gov.br/sgspub/consultarvalores/consultarValoresSeries.do?method=consultarGraficoPorId&hdOidSeriesSelecionadas=22866
Autor Banco Central do Brasil/Departamento Econômico
Mantenedor Banco Central do Brasil/Departamento Econômico
Última Atualização 1 de Agosto de 2017, 13:48 (BRT)
Criado 1 de Agosto de 2017, 13:48 (BRT)