Exportação de bens - Balanço de Pagamentos - mensal


Conceito: A balança Comercial (bens) contabiliza as transações de itens que são resultado de atividades produtivas, tangíveis, e sobre os quais direitos de propriedade podem ser estabelecidos e transferidos através de transações.

A balança comercial (bens) é dividida em exportações e importações. As exportações registram a venda de bens de residentes a não residentes, enquanto as importações registram a compra de bens por residentes de não residentes.

A rubrica é fundada nas estatísticas de comércio exterior compiladas pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), com base nos registros alfandegários do Siscomex, que são ajustadas pelo Banco Central com o intuito de ampliação da cobertura. Por conta disso, às importações publicadas pelo MDIC são incorporadas as compras de energia elétrica sem registro no Siscomex. Adicionalmente, exportações e importações são ajustadas pela inclusão das operações fictas, nas quais o produto é transacionado com um não residente, mas não atravessa a fronteira do país em que se encontra; e, por fim, a balança comercial do balanço de pagamentos incorpora encomendas postais internacionais.

Fonte: Banco Central do Brasil – Departamento Econômico



Dados e recursos


Informações Adicionais

Campo Valor
Fonte https://www3.bcb.gov.br/sgspub/consultarvalores/consultarValoresSeries.do?method=consultarGraficoPorId&hdOidSeriesSelecionadas=22708
Autor Banco Central do Brasil/Departamento Econômico
Mantenedor Banco Central do Brasil/Departamento Econômico
Última Atualização 1 de Agosto de 2017, 13:48 (BRT)
Criado 1 de Agosto de 2017, 13:48 (BRT)