Hackathon da Saúde - Chatbots, dados abertos e soluções para a saúde pública


Hackathon da Saúde

Como a tecnologia pode tornar o SUS mais ágil e eficiente para os cidadãos? É com esse tema que vem aí o Hackathon da Saúde nos dias 8 e 9 de abril, em São Paulo (SP). A iniciativa é da Prefeitura de São Paulo em parceria com SENAI e AppCívico e conta com o apoio da Open Knowledge Brasil.

O evento, que vai ter chatbots, dados abertos e outras soluções inovadoras, chama a sociedade civil, principalmente interessados em tecnologia, organizações sociais e startups a pensar em protótipos e ideias com impacto nas políticas públicas com foco na saúde para a população.

“O Hackathon da Saúde é uma excelente oportunidade em que a Prefeitura de São Paulo promove um novo canal de comunicação e transparência por meio de dados abertos, tecnologia e participação, permitindo que todos participem e proponham melhores soluções para a saúde pública”, enfatiza Thiago Rondon, conselheiro da OKBR e diretor-executivo do AppCívico. No evento, ele vai ser um dos moderadores do painel sobre tecnologia.

“O evento está alinhado com a nossa missão, promover o conhecimento livre para tornar a relação entre entre governo e sociedade mais transparente e para que haja uma participação política mais efetiva e aberta. Neste caso, trata-se de um assunto muito sensível, dados abertos na área da saúde pública. Faz muito sentido a OKBR apoiar e participar da iniciativa”, destaca Ariel Kogan, diretor-executivo da OKBR. No evento, ele vai ser um dos julgadores.

Para participar do Hackathon da Saúde, é preciso fazer a inscrição via plataforma meetup. Mais informações no site.

Quais dados estavam disponíveis no evento?

A Secretaria Municipal da Saúde vai disponibilizar os dados da Ouvidoria (reclamação e solicitações de usuários por meio da Ouvidoria SUS); e uma extração de dados que já se encontram disponíveis no TabNet DataSUS, a saber: mortalidade, nascidos vivos, dados ambulatoriais, hospitalares, dados de população do IBGE e georreferenciamento das unidades de saúde disponíveis na capital paulista.

Mais informações

Evento: Hackathon da Saúde

Quando: 8 de abril (início 8h) e 9 de abril (15h) de 2017

Local: Escola SENAI de Informática

Endereço: Rua Barão de Limeira, 539 – Centro – São Paulo – SP

Fonte: Open Knowledge Brasil



Dados e recursos


Informações Adicionais

Campo Valor
URL da página
Dados utilizados http://dados.gov.br/dataset/cnes http://dados.gov.br/dataset/mspainelsage_70 http://dados.gov.br/dataset/sistema-de-informacoes-de-nascidos-vivos-sinasc http://dados.gov.br/dataset/odm5_pre_natal http://dados.gov.br/dataset/procedimentos-ambulatoriais-por-uf http://dados.gov.br/dataset/sistema-de-informacoes-ambulatoriais-do-sus-sia-sus http://dados.gov.br/dataset/procedimentos-hospitalares-por-uf
Premiação * Seis bolsas da Escola SENAI de Informática em cursos livres de tecnologia * Mentoria de negócios para startup oferecida pela EOKOE, através de 7 dinâmicas descritas em: [https://www.eokoe.com/construcao-de-empresas/](https://www.eokoe.com/construcao-de-empresas/)
Entregar esperadas protótipos de soluções em geral e chatbots: que é um programa de computador que tenta simular um ser humano na conversação com as pessoas. O objetivo é responder as perguntas de tal forma que as pessoas tenham a impressão de estar conversando com outra pessoa e não com um programa de computador
Data de início 2017-04-08
Data de fim 2017-04-09