Concurso Nacional de Dados Abertos


O objetivo do concurso foi estimular o desenvolvimento de ferramentas e visualizações baseadas em dados abertos, inclusive as que utilizem como fonte mais de uma base.

O concurso premiou soluções em duas modalidades:

  • desenvolvimento de soluções de software interativo, disponíveis na web, que permitam acesso via navegador, inclusive de dispositivos móveis;
  • desenvolvimento de infográficos baseadas na utilização de dados abertos, disponíveis na web, que permitam acesso via navegador, inclusive de dispositivos móveis.

A cerimônia de premiação do concurso ocorreu durante o II Encontro Nacional de Dados Abertos, em 21/11/2013.

Notícias

Soluções vencedoras

Brasil Mapeado

O Brasil Mapeado mostra ao cidadão, em um mapa, quais os locais de atendimento de serviços de interesse público estão próximos ao local onde ele se encontra ou a qualquer outro desejado. O cidadão pode ainda selecionar quais tipos de postos de atendimento deseja visualizar no mapa. O aplicativo utiliza quase todos os conjuntos de dados dos equipamentos públicos e ainda inclui as universidades e institutos federais de ensino superior. Os endereços constantes nessas bases de dados foram geo-codificados para que a sua localização pudesse ser mostrada em um mesmo mapa.

Agências do MTE

O aplicativo geo-codificação das agências, gerências e superintendências de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) inclui no projeto Mootiro Maps a geo-localização desses postos de atendimento, que são considerados equipamentos públicos. O projeto Mootiro Maps é uma iniciativa que pretende contar com a colaboração dos cidadãos (no conceito de crowdsourcing), para identificar e resolver problemas urbanos. Por exemplo, cada posto de atendimento recebe uma página com endereço específico, onde além de constarem as informações oficiais sobre o mesmo, o cidadão pode fazer comentários, compartilhar em redes sociais, curtir, associar a um registro de problema ou projeto.

PAC Info

A solução PAC Info traz uma visualização simplificada das obras do programa. É possível saber onde está cada investimento, qual o valor total já aplicado e o andamento das construções. Além disso, o aplicativo também permite fazer uma comparação dos investimentos por região.

Análise do Acesso à Educação

O único premiado na categoria infográficos, a solução tem o objetivo de partilhar gráficos que mostram o acesso a Educação Básica e Superior no Brasil. A ferramenta permite, ainda, uma análise da distribuição dos professores pelo País.



Dados e recursos


Informações Adicionais

Campo Valor
URL da página http://wiki.dados.gov.br/II-Encontro-Nacional-de-Dados-Abertos.ashx
Dados utilizados http://dados.gov.br/dataset/siconv http://dados.gov.br/dataset?tags=Equipamentos+públicos http://dados.gov.br/dataset/instituicoes-de-ensino-superior http://dados.gov.br/dataset/agencias-gerencias-e-superintendencias-de-atendimento-do-ministerio-do-trabalho-e-emprego http://dados.gov.br/dataset/obras-do-pac-programa-de-aceleracao-do-crescimento http://dados.gov.br/dataset/siorg
Premiação Os três primeiros colocados foram premiados no concurso com ultrabooks, celulares e mochilas
Entregar esperadas 5.1. Na modalidade aplicativo, para ser avaliada, a aplicação deve estar armazenada em sistema de controle de versão ditribuído de acesso público na web, a exemplo de Git ou Mercurial; estar publicada em versão funcional até o dia 17 de novembro de 2013; ter o código livre; ser licenciada com licença Affero GPLv3; ser aderente aos padrões do W3C; conter documentação de referência; conter referência para a fonte e link para os conjuntos de dados abertos utilizados; e, preferencialmente, ter interface em HTML5. 5.2. Na modalidade infográfico, para ser avaliado, ele deve deve estar disponível em local de acesso público na web, em versão definitiva até o dia 17 de novembro de 2013; sob licença Creative Commons CC-BY-SA, CC-BY ou CC-0.
Data de início 2013-10-24
Data de fim 2013-11-21