Aplicativos e serviços que utilizam dados abertos

Conheça alguns exemplos de aplicações e visualizações que podem ser construídas com dados abertos.

Aplicativos feitos por organizações públicas

Algumas visualizações de dados abertos podem ser vistas no portal Vispública.

Os aplicativos oficiais construídos por organizações públicas, que não necessariamente utilizam dados abertos, podem ser encontrados no portal aplicativos.gov.br

Aplicativos feitos pela Sociedade Civil

Os aplicativos desenvolvidos pela sociedade civil são motivados pelos três pilares do governo aberto: transparência, credibilidade e prestação de contas (accountability) e participação, trazendo novas visões e serviços sobre os dados públicos bem como uma maior participação cívica.

Esses aplicativos são exemplos do ecossistema que está emergindo com a disponibilização de dados do governo. Se você conhece ou desenvolveu um aplicativo usando os dados do portal, sugira a sua inclusão por meio da plataforma Github.

Reclamações Procon

Aplicativo que traz informações com visualização simplificada e bem elaborada, incluindo gráficos e figuras, e exibe apenas os principais dados na página inicial de cada empresa, permitindo especificar as reclamações por sexo ou por atendidas/não-atendidas.

URL:
http://www.reclamacoesprocon.com.br/
Quem enviou:
Luiz Henrique Volso e equipe
Dados utilizados:
Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas

Para onde foi o meu dinheiro

Demonstra de uma forma gráfica e interativa como orçamento foi executado, na esfera federal e no estado de São Paulo. O aplicativo permite que vejamos a distribuição dos investimentos do governo em suas áreas temáticas como educação, saúde, assistência social, trabalho etc.

URL:
http://www.paraondefoiomeudinheiro.com.br/
Quem enviou:
OpenData-BR
Dados utilizados:
Despesas diretas do Executivo Federal

Onde Acontece

Este aplicativo tem o objetivo de estimular a divulgação de dados sobre segurança pública dos estados, município e do país para permitir a comparação entre regiões através da análise de índices de ocorrência de crime. Foram cruzados dados do IBGE e da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul.

URL:
http://ondeacontece.com.br/
Quem enviou:
http://notas.dados.gov.br/p/codigo-aplicativosdadosgovbr
OpenData-BR
Dados utilizados:
Ocorrências criminais no estado do Rio Grande do Sul, Malha geométrica dos municípios brasileiros

Siga seu vereador

O site tem como objetivo criar uma plataforma de linha do tempo com as ações realizadas pelos atuais vereadores, sendo possivel que os usuarios sigam os vereadores selecionados. Foi campeão da Maratona de Programação Hackaton da Câmara municipal de São Paulo.

URL:
http://www.vereadores.org/
Quem enviou:
Dados utilizados:
Votações dos Vereadores da Câmara Municipal de São Paulo

Radar Parlamentar

Análise matemática sobre os dados de votações de projetos de lei na câmara para determinar as “semelhanças” entre partidos na atuação parlamentar. Essas semelhanças são apresentadas em um gráfico bi-dimensional, em que círculos representam partidos e a distância entre esses círculos representam o quão parecido esses partidos votam. Esse “quadro”** com os círculos representando os partidos pode ser tomado para uma dada janela de tempo, então faremos com que a aplicação exiba uma animação com a “movimentação” dos partidos ao longo do tempo.

URL:
http://radarparlamentar.polignu.org/
Quem enviou:
Dados utilizados:
Votações dos Vereadores da Câmara Municipal de São Paulo

Fala, Câmara

O projeto apresenta o resultado de análises algorítmicas feitas sobre os dados textuais da Câmara Municipal de São Paulo. Avalia os textos das ementas e registros de sessões, buscando obter resultados que serão cruzados com os cadastros de projetos, autores e assuntos.

O projeto contém formas gráficas de visualização deste conteúdo e rankings das palavras e temas abordados assim como permite refinar as informações, filtrando-as por datas, assuntos ou vereadores específicos.

URL:
http://lucasnemeth.pythonanywhere.com/
Quem enviou:
Dados utilizados:
Votações dos Vereadores da Câmara Municipal de São Paulo

Gostou dos aplicativos? Crie o seu e comente na lista de discussões da INDA.

Caso tenha algum aplicativo a sugerir para esta lista, você também pode fazer sua sugestão por meio do repositório no Github.

Relatórios de aplicativos

A seguir, alguns relatórios que levantaram aplicativos existentes que utilizam dados abertos: