Reclamações do Consumidor no Brasil em 2015


Quando os consumidores brasileiros precisam resolver uma disputa com empresas, o primeiro passo é ir ao Procon local e registrar uma reclamação. O Procon presta assistência à pessoa e intermedia a resolução com a empresa. O gráfico abaixo mostra o quão frequentemente e o quão rapidamente os consumidores têm os seus problemas resolvidos em diferentes estados.

A imagem a seguir é meramente ilustrativa. A visualização interativa pode ser acessada aqui.

Imagem ilustrativa do gráfico

Obs.: a visualização de dados está em idioma inglês.



Dados e recursos


Informações Adicionais

Campo Valor
URL do app http://bl.ocks.org/gerosa/raw/0c45d41cccf5737f29d31821e13cfbce/7a36214686d15ceacbe83c5bde177c682d26cb05/
Imagem do app (546px largura) http://dados.gov.br/wp/wp-content/uploads/2017/11/2015-consumer-complaints-in-brazil.gif
Categoria defesa do consumidor,procon,atendimento ao consumidor
Dados utilizados http://dados.gov.br/dataset/cadastro-nacional-de-reclamacoes-fundamentadas-procons-sindec1
Nome de quem enviou
Email de quem enviou
Data de lançamento 2017-11-23
Código-fonte http://bl.ocks.org/gerosa/0c45d41cccf5737f29d31821e13cfbce
Usado para fins comerciais
Nome do Autor Luiz Gerosa
Email do Autor
Nome do mantenedor Luiz Gerosa
Email do mantenedor
URL de Concurso/Hackaton
Necessário cadastro prévio Não
Gratuito Sim
Solução Livre Não